Skip to main content
Urubici será o cenário da 2ª etapa da Shimano Brasil Enduro Series

Urubici será o cenário da 2ª etapa da Shimano Brasil Enduro Series

Fotos de divulgação / Jonatha Jünge

A segunda etapa da Shimano Brasil Enduro Series será entre os dias 8 a 10 de agosto em Urubici (SC), a cidade mais fria do Brasil. “Urubici tem cerca de 11 mil habitantes e respira aventura. É a mais fria do País, tendo registrado em 1996 a temperatura de 17 graus negativos”, destaca Daniel Bender, organizador do evento.

“O município foi escolhido a dedo para a segunda etapa. Com a proximidade do Rio Grande do Sul, teremos novos atletas da região Sul. Santa Catarina sempre foi um celeiro de atletas do mountain Bike e do ciclismo do Brasil. O enduro tinha que ocupar esse espaço”, completa Bender, natural de São Bento do Sul.

Reconhecimento do percurso para a disputa em Urubici

Reconhecimento do percurso para a disputa em Urubici

O Shimano Brasil Enduro Series começou em maio, em Itaipava (RJ) e terá encerramento no estado de São Paulo, dias 1º e 2 de novembro. Assim como na abertura, a prova será composta por três estágios distintos, todos cronometrados, com três deslocamentos oficiais.

Os percursos serão, na maioria, realizados em descida, além de partes de plano e subida (esses não devem exceder 25% do percurso). Esses trechos serão cronometrados. Os deslocamentos para cada estágio serão em subida e terão de ser feitos em um tempo mínimo pré-determinado.

Integrante da organização testa os caminhos para a competição

Integrante da organização testa os caminhos para a competição

“Os atletas poderão esperar por uma prova em uma das regiões mais bonitas de Santa Catarina. Uma etapa em baixa temperatura, com deslocamentos difíceis e especiais super divertidas. Serão três especiais, também chamadas de estágios, levantadas em março”, revela Daniel Bender.

“A primeira especial (E1), com 3,8 km, tem um pouco de pedal no começo e depois entra em um single track bem inclinado. Em seguida vem uma mistura de downhill e no final, um slalom num pasto irado. A segunda especial (E2) tem 3 km e é a parte mais característica de DHI. No começo, são muitas pedras em estradão e depois single track com pedal e no final mais uma sessão de DHI. A terceira e última especial (E3), tem 2,5 km e passa por pasto, mata fechada, plantação de pinus e de eucalipto, e na minha opinião é a mais divertida”, conclui Bender.

Informações e inscrições no site do evento