Do Bikemagazine
Texto e fotos: Marcos Adami
O Bikemagazine visitou um dos trechos de paralelepípedo mais icônicos do ciclismo mundial. As estradinhas em “pavés”, como são chamados pelos franceses, estão localizadas nas áreas rurais próximas à Vila de Roubaix, na região de Flandres, no norte da França e fazem parte do percurso da clássica Paris-Roubaix.
Nesta edição do Tour de France, as estradas vão receber o pelotão na 5ª etapa, no dia 9 de julho.

Pedalada no mesmo trecho da 5ª etapa do Tour de France
Desde 2010 o Tour de France não passava em trechos de paralelepípedos e as equipes se prepararam e testaram novos equipamentos para enfrentar a dureza dos nove trechos de pavés, que totalizam 15,6 quilômetros. Os atletas vão enfrentar as pedras nos últimos 70km da 5ª etapa, entre Ypres, na Bélgica, e Arenberg (França), com 156km de extensão.

O pelotão de alunos e, no fundo, o restaurante no cruzamento
Entre as principais equipes que fizeram o reconhecimento do local nas últimas semanas estão a Tinkoff-Saxo, a Sky, a OmegaPharma-QuickStep e a Lotto-Belisol.

Nos pavés que vão receber os ciclistas no próximo dia 9 de julho
No cruzamento conhecido como Carrefour de l’Arbre (a 15km da chegada da clássica Paris-Roubaix), exatamente no local onde o pelotão do Tour de France começa a encarar as pedras, a reportagem flagrou, na quarta-feira (2 de julho) um pelotão com mais de 30 crianças belgas numa aula-pedalada, com direito a carros de apoio e toda orientação necessária.
O Carrefour de l’Arbre é um ponto tradicional, localizado em um entroncamento, com restaurante e uma grande árvore ao lado.
O jornalista Marcos Adami viajou a convite da B’Twin

Trechos com pavés na 5ª etapa do Tour de France de 2014
OS TRECHOS
Km. 87 Carrefour de l’Arbre (1,1 kms)
Km. 96,5 Pont-Thibault (1,4 kms)
Km. 103,5 Mons en Pevele (1 km)
Km. 110 Bersée (1,4 kms)
Km. 125,5 Beuvry-la-Foret (1,4 kms)
Km 131 Tilloy-lez-Marchiennes (2,4 kms)
Km. 135 Warlaing (1,4 kms)
Km. 140 Hornaing (3,7 kms)
Km. 149 Wallers (1,6 kms)





