
Uma fábrica de cigarros dos anos 60 deu lugar à b’Twin Village
Do Bikemagazine, em Lille
Texto e fotos: Marcos Adami
Oferecer o melhor produto com o menor preço possível. Esse é o lema da b’Twin, marca francesa que pertence ao grupo Oxylane, o mesmo da rede Decathlon, que tem 600 lojas em 20 países e está presente no Brasil desde 2001, com 15 lojas. A empresa foi criada em 1976 por Michel Leclercq na cidade de Anglos, perto de Lille, em Flanders, no norte da França, um dos berços do ciclismo, e as bicicletas sempre fizeram parte do portfólio de produtos, inicialmente com a marca “Decathlon Cycles”.
A marca b’Twin foi criada em 1999 e dava nome a um modelo de bike polivalente, boa para cidade e estrada. Hoje o grupo comercializa 3 milhões de bicicletas no mundo todo, sendo 37% de modelo mountain bike, 30% de bikes urbanas e 15% de bikes de estrada.
O grupo se expandiu bastante, criou novas marcas, patenteou inventos e hoje oferece 4 mil itens para 55 esportes. O Bikemagazine foi convidado a visitar a matriz da Oxylane, em Lille, e conta um pouco do que viu.
AS 10 COISAS QUE GOSTAMOS NA B’TWIN VILLAGE

A fábrica, anexa à loja, produz até 900 bikes por dia
A MAIOR DA EUROPA
Inaugurada em agosto de 2008, a b’Twin Village ocupa uma imensa área com 87 mil metros quadrados. De 1964 até 2004 o prédio com fachada de tijolos vermelhos com 360 x 160m de comprimento abrigou a maior fábrica de cigarros da França com produção de 20 bilhões de cigarros/ano.
Além da maior loja de bikes da Europa, o complexo abriga também os laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e testes de protótipos, showrooms, depósito, pista de testes indoor e outdoor. A fábrica adota o sistema KanBan de produção e tem capacidade para produzir até 900 bicicletas por dia.

Kid Village: espaço para aprendizado das crianças, com pistas indoor e outdoor
BICICLETAS & CRIANÇAS
A loja tem 3 mil metros quadrados e mais de 3 mil itens só de bicicletas e artigos relacionados ao ciclismo. O departamento infantil é grande o bastante para fazer inveja a muitas “Concept Store” do Brasil. Na “Kid Village”, é possível aprender a pedalar com a ajuda de monitores. A loja conta com um restaurante e cafeteria, oficina completa para reparos de garantia e salas para aulas de ginástica e ciclismo indoor.
No total, trabalham mais de 500 pessoas (incluindo o anexo da fábrica e demais setores). Nos bastidores, existe até mesmo uma “loja fantasma”, que serve para testes de exposição de produtos e de embalagens.

Um dos vários laboratórios de testes de produtos e protótipos
4 MIL CABEÇAS
Todos os produtos são desenvolvidos pela própria marca. O Centro de Pesquisa conta com mais de 50 profissionais de diversas áreas que realizam mais de 60 mil testes por ano. Alguns testes são feitos em hospitais e universidades e em outros 20 laboratórios no mundo.
No laboratório de testes mecânicos, protótipos são testados à exaustão enquanto uma cabine simula intempéries com tempestades tropicais, ventos fortes com temperaturas que variam de -30º a 40ºC. Um scanner gigante mapeia o corpo humano e os engenheiros já têm à disposição nada menos de 4 mil formatos de cabeças humanas, 250 mil corpos, 20 mil pés e 5 mil mãos. “Nem o exército francês tem o que a gente tem aqui”, contou orgulhosamente um dos funcionários.

Na parte externa, circuitos e uma pista de BMX
Logo na entrada do Centro de Pesquisa, uma máscara de mergulho que protege todo o rosto do mergulhador e não deixa entrar água no tubo chama a atenção bem à frente de uma parede forrada de fora a fora com amostras de tecidos.
Muitas patentes são criadas anualmente e a empresa se orgulha de ter criado a barraca que monta praticamente sozinha, patins que crescem com os pés da criança, saco de dormir com colchonete integrado, freio macio para bike infantil ou, mais recentemente, uma bike que se dobra em um minuto ou o guidão que gira de lado para poupar espaço.
EXEMPLO SUL COREANO
Todas as bicicletas de aço e alumínio têm garantia vitalícia para o quadro. A ideia nasceu inspirada na longa garantia de 7 anos dos automóveis da marca KIA e levou 10 anos para ser implementada.

A bike compartilhada VLille é oferecida na cidade
COMPARTILHADAS
A b’Btwin desenvolveu uma bike para o serviço de bicicletas coletivas da cidade de Lille. Como as famosas Vélib parisientes, as b’Twin VLille estão distribuídas em várias estações em vários pontos da cidade.
EXPERIÊNCIA DE PROFISSIONAIS DO PEDAL
Os funcionários são incentivados a praticar atividades físicas. Muitos engenheiros e técnicos são ex-atletas que colocam a experiência prática a serviço da criação de novos produtos. Um exemplo disso é o engenheiro Clement Doby, de 31 anos, que disputou o Campeonato Mundial de BMX em 2002 no Brasil (em Paulínia, no interior de SP) e que agora atua no departamento de marketing da empresa.
DESENVOLVIMENTO
Parcerias com a equipe Sub-19 da FDJ.fr e com o MTB Racing Team ajudam no desenvolvimento e nos testes de novos produtos, como de vestuário técnico que suportam temperaturas de até -5ºC.

A maior oficina de bikes da França atende 12 mil bikes por ano
OFICINA GIGANTE
Para reparos de garantia, a empresa tem 14 “Oficinas Modelo”, sendo 12 delas na França. A oficina de Lille – a maior da França – atende 24 lojas e repara 12 mil bikes e 9 mil pares de esqui por ano. Qualquer ciclista tem à disposição uma oficina self service completa e muito bem montada. Basta chegar e usar as ferramentas à vontade. Num monitor de vídeo o usuário pode aprender passo a passo como se faz alguns reparos. Tudo completamente gratuito.

Na oficina “self service” qualquer pessoa tem acesso gratuito a ferramentas e vídeos explicativos
PROTÓTIPO EM 3D
O departamento de desenvolvimento e criação possui muitos recursos, como a criação de protótipos em impressoras 3D. Numa ampla sala, flagramos uma bicicleta infantil construída em escala 10 vezes maior que uma bike de verdade. “Assim podemos recriar como é, por exemplo, o esforço necessário para uma criança apertar os freios”, explicou um engenheiro.
MARCAS DE PAIXÃO
Além da b’Twin, que é a marca dedicada aos ciclistas, outras 19 marcas próprias (Marcas de Paixão, na linguagem da empresa) são específicas para outros esportes como futebol, equitação, patinação, golfe, tênis, corrida de rua, escalada, esportes náuticos e de neve, pesca, academia, mergulho etc.




