Skip to main content
Contador no aquecimento para a crono final da Volta a Espanha

Contador no aquecimento para a crono final da Volta a Espanha

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) foi recebido com muita festa em sua cidade-natal, Pinto. Não é sempre que um filho da terra se torna tricampeão da Volta a Espanha e a multidão vestiu vermelho para a celebração.

VEJA O VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=raH5h3DkN4o&” width=”560″ height=”315″]

AS TRÊS GRANDES
Antes da festa em Pinto, o ciclista falou com o jornal AS, um dos maiores esportivos espanhóis, nesta segunda-feira (15 de setembro), logo depois da consagração em Santiago de Compostela.

Contador, que durante toda a Vuelta adotou a hashtag #quererespoder, confirmou  um dos seus planos para 2015. E ele não é nada modesto: “Eu gostaria de disputar os 3 Grand Tours em um ano e ganhar cada um deles”, declarou. Desde 2010 Bjarne Riis, técnico da equipe, já dizia que Contador iria tentar vencer Giro, Tour de France e Vuelta no mesmo ano. Em 2008 Contador venceu na Itália e na Espanha.

Agora, volta a falar em conquistar algo inédito na história. “Agora é cedo para ver o calendário dos Grand Tour de 2015 mas sim, eu posso dizer que eu vou me dedicar a realizar um sonho. Às vezes penso sobre isso, disputar as três Grandes. É uma enorme motivação, embora eu tenha que pensar e meditar sobre o desafio porque é realmente complicado”, completa.

Mas recuperar a maillot jaune do Tour de France, porém, é sua prioridade, destaca Contador, que da última vez que venceu, em 2010, testou positivo para clenbuterol e perdeu o título. A saída precoce do Tour desse ano, na 10ª etapa, após queda e fratura, foi mais uma vez lembrada pelo ciclista, que foi generoso com elogios ao vencedor, Vincenzo Nibali (Astana). Mas, na entrevista, Contador lamenta: “Eu estava melhor, mais forte, talvez no melhor da minha carreira. Eu estava ansioso para chegar às montanhas, mas eu caí diante delas.”

Sobre a surpreendente volta após passar por cirurgia, Contador fala do tratamento e de uma ocasião em que teve de colocar uma meia na boca para aguentar a dor durante um procedimento em seu joelho que só poderia ser feito com anestesia local.

E solta uma frase significativa sobre sua motivação para disputar a Volta a Espanha, mesmo ainda em recuperação: “Eu não podia suportar a ideia de ver a Vuelta na televisão, como eu fiz no Tour”.

Mas será pela TV que Contador deve acompanhar o Mundial de Ciclismo em Ponferrada, que confirmou mais uma vez que não irá participar, apesar de seu nome ter sido colocado na lista de convocados. O ciclista deve voltar à estrada em outubro e seus próximos compromissos previstos são a Milão-Turim (1º de outubro), Giro di Lombardia (5 de outubro) e o Tour de Pequim (10 a 14 de outubro).