
Shimano Fest em Sorocaba, no interior paulista
De Sorocaba
Fotos © Maximiliano Blanco – Shimano Brasil
O sábado (22) será movimentado no Parque das Águas, em Sorocaba. O segundo dia do Shimano Fest reserva a emoção das duas principais competições da quinta edição do maior evento de bike e pesca da América Latina. O treino para a final latino-americana do Shimano Short Track é o destaque da manhã, das 9h30 às 13h30. À tarde a corrida de rua Pearl iZUMi Run 5k é a atração, a partir das 17h.
Entre as demais atrações do sábado, haverá a pista de Pump Track (modalidade que mistura BMX e MTB) aberta ao público, a ação tira-rodinhas, da Escola do Pedala, para ajudar a criançada a desenvolver o equilíbrio sobre a bike; test-ride com as bikes da linha 2015 dos mais variados fabricantes e a apresentação de BMX Jam, com alguns dos melhores atletas de BMX estilo livre do Brasil, a partir das 11h. Aberta em tempo integral durante os três dias do Shimano Fest, a Vila dos Expositores conta com cerca de 140 marcas, entre elas as principais do mercado.
A Vemex, empresa brasileira que oferece soluções inovadoras e de alta tecnologia para pessoas com deficiência física, apresenta também no sábado o primeiro protótipo da handbike (bicicleta de mão) de competição fabricada no País, com ligas leves (peças em alumínio aeronáutico, fibra de carbono e polímeros de engenharia) e componentes Shimano (câmbio eletrônico, rodas de carbono, etc.). A atividade está prevista para às 14h30.

Confira os destaques da programação
Congresso Mobilidade
O primeiro dia do Shimano Fest foi dedicado à mobilidade urbana devido à condição que Sorocaba adquiriu pelo aproveitamento racional de sua malha ciclo-viária. O Festival foi aberto nesta sexta (21) pelo Congresso Mobilidade – Shimano Fest, que reuniu autoridades da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba), ciclistas, jornalistas e expositores no Parque das Águas.
Na abertura do congresso a coordenadora de marketing esportivo da Shimano, Vanessa Srna, justificou a realização do 5º Shimano Fest em Sorocaba. “A cidade foi escolhida porque respira bicicleta. Conseguiu desenvolver de forma inteligente a estrutura criada pela prefeitura por meio da Urbes e demonstra que priorizou o uso racional da bike”.
Para o engenheiro José Carlos de Almeida, da Urbes, responsável pelo programa Pedala Sorocaba, o planejamento bem elaborado faz a diferença para que Sorocaba seja considerada exemplar no uso da bike. “Temos uma rede distribuída por todas as áreas da cidade: norte, sul, leste, oeste e centro. Não são apenas segmentos de ciclovias. São 116 km criteriosamente integrados”.
José Carlos ainda ressaltou uma das principais estratégias adotadas pela prefeitura para motivar a população a pedalar. “Sorocaba é a primeira cidade do Brasil a oferecer o uso compartilhado e gratuito da bike. O único meio do usuário retirá-la do bicicletário (estações) é com o bilhete de transporte coletivo”.
O programa Pedala Sorocaba tem como objetivo incentivar os ciclistas a aproveitar a estrutura da cidade. “O ‘Pedala’ tem escolas para crianças e idosos, vai aos parques e colégios da cidade para levar a bike aos cidadãos e costuma reunir mais de seis mil bicicletas nos passeios que organiza frequentemente. A população vem pedalando de todas as regiões devido às facilidades que a malha oferece e depois se junta para o passeio”, reforçou a gerente de educação da Urbes, Roberta Bernardi.
O jornalista Willian Cruz, do site Vá de Bike, esteve entre os especialistas que participaram dos debates sobre mobilidade e ratificou as vantagens da bike . “A bicicleta é tão importante para as pessoas como para a cidade. Traz benefício para a saúde pública, reduz as mortes no trânsito e custa bem menos do que um carro. Países como Noruega e Dinamarca têm estudos definitivos que demonstram quanto uma cidade pode economizar na comparação entre o km pedalado e o km rodado em automóvel”.

Atividades incluem programação para as crianças
Preservação ambiental
Sócio-fundador da Carbono Zero Courier, empresa que realiza entregas expressas, de forma inteligente e sustentável, usando apenas bicicletas e scooters elétricas, Rafael Mambretti conta como surgiu a ideia e elogia a inciativa do Shimano Fest. “A empresa nasceu de um sonho de querer fazer um empreendimento, mas também oferecer um serviço diferente, algo que fosse bom para o planeta e para a sociedade. Não éramos do mundo do ciclismo, mas sim das ideias de querer mudar. Não chega a ser um segredo. No exterior o serviço já é prestado com frequência. Por que não desenvolvê-lo em São Paulo também?”, questionou Rafael.
“O lado positivo deste Congresso de Mobilidade é a união de diversas ideais. Juntamos o mercado da bicicleta com iniciativas de querer mudar o mundo positivamente. Todos temos um objetivo em comum, seja a Carbono Zero Courier, seja o Vá de Bike do Willian Cruz, ou a Cláudia Franco do Ciclofemini. Iniciativas com a mesma essência, antenadas ao Shimano Fest que procura deixar um legada”, completou.
As conclusões obtidas após as atividades resultarão no ‘Protocolo Sorocaba’ documento que reunirá ideias, sugestões e soluções que venham a ser adotadas pelos setores público e privado em apoio à mobilidade por meio da bike. Nos dois dias seguintes a reflexão terá sequência no estande da UCB (União de Ciclistas do Brasil), entidade responsável por elaborar o termo oficial após o evento.
O Shimano Fest, totalmente gratuito e destinado a todos os públicos, é realizado pela Shimano, multinacional líder mundial nos mercados de bike e pesca, com apoios da Prefeitura Municipal de Sorocaba e da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba). A Shimano sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível como ingresso.
Serviço:
Shimano Fest 2014
Data: 21, 22 e 23 de novembro
Local: Parque das Águas – Sorocaba (SP)
Endereço: Av. Dom Aguirre, 268, Jardim Marco Antônio
Horários:
Sábado (22): 9h às 20h
Domingo (23): 9h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita (A Shimano pede que os visitantes colaborem com 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes)
Programação
Sábado – 22 de novembro
9h às 20h – Exposição bike / Atividades de Pesca
9h às 12h – Test-Rides e Tira-Rodinha
9h às 11h – Retirada de Kit Shimano Short Track
9h às 17h – Pump Track
9h30 às 13h30 – Treino Shimano Short Track
11h às 14h – Apresentação de BXM Dirt Jump
9h às 16h – Retirada de Kit Pearl iZUMi Run 5k
13h às 16h – Test-Rides e Tira-Rodinha
14h às 14h30 – Congresso Técnico Shimano Short Track
14h30 às 15h – Apresentação equipe VEMEX/SHIMANO/CCSJC/UNIVAP
15h às 16h – Final Shimano Short Track Mídia/Expositores
16h às 16h30 – Congresso Técnico Pearl iZUMi Run 5k
17h às 17h30 – Aquecimento Pearl iZUMi Run 5k (Com DJ)
17h30 às 19h – Corrida Pearl iZUMi Run 5k
19h às 19h30 – Premiação Pearl iZUMi Run 5k
Domingo – 23 de novembro
9h às 17h – Exposição bike / Atividades de Pesca
9h às 12h – Test-Rides e Tire a Rodinha
9h às 14h – Retirada de Kit Shimano Short Track
9h às 16h – Pump Track
9h30 às 11h – Classificatórias Shimano Short Track – categoria Elite
11h às 11h15 – Show de Taiko
11h15 às 13h – Desafio Mecânico PRO
13h às 13h30 – Premiação Desafio Mecânico PRO
13h às 16h – Test-Rides e Tire a Rodinha
13h30 às 16h – Final Latino-Americana Shimano Short Track
16h às 16h30 – Premiação Shimano Short Track
16h às 17h – Encerramento com Banda



