
A lama tomou conta, mas Avancini encarou e venceu a Taça Brasil 2015
Do Bikemagazine
Foto arquivo pessoal do atleta
Henrique Avancini começou com vitória na equipe Cannondale. O biker faturou neste domingo (15 de fevereiro) a Taça Brasil de XCO – Cross Country Olímpico, disputada em Campo Largo (PR), que abre a temporada do MTB no Brasil desde 2011.
A Taça Brasil conta com 30 pontos oferecidos pela UCI (União Ciclística Internacional) por ser uma prova Classe 2, além de mais 110 pontos para o ranking brasileiro. A prova foi a primeira de 2015 pelo ciclo olímpico que classificará os atletas para os Jogos Rio 2016.
Coberto de lama, Avancini, que venceu 4 das 5 provas disputadas nos últimos 5 anos, contou que ficou “satisfeito com a forma, ideal para momento, e por conseguir levar o equipamento ileso até o final”.
“Competir na lama não é meu ponto forte, mas acredito que não seja mais meu ponto fraco, e isso não é por acaso… Tenho trabalhado muito em pontos falhos”, afirmou Avancini. “Cheguei para a prova em boa forma. Mais forte do que nunca, resistente, porém ainda muito longe de uma condição competitiva pra XCO. Tudo está indo como programado na preparação e posso dizer que ainda estou em uma fase “atrasada” pra competir bem em provas de um dia, mas hoje fiz uma boa prova”, completou.

Pódio da Elite em Campo Largo
Rubens Valeriano (Aoo Specialized) encarou a disputa com Avancini e os dois dominaram as 3 voltas finais, de um total de 5. “No meio da 3ª volta consegui abrir pequena vantagem, mas cometi dois pequenos erros e ele encostou novamente. Novamente esperei um bom momento para fazer a aceleração, nesse tipo de circuito com lama não adianta atacar, geralmente acelerações longas têm mais êxito”, conta o vencedor.
“Abri novamente e consegui uma diferença razoável. Na última volta tentei usar a vantagem e pilotar de maneira mais cautelosa, já sem pastilhas de freio e com o circuito piorando bastante. Foi uma competição bem intensa e mais uma vez uma boa disputa com o Rubinho”, finaliza.
Na Elite, o 3º colocado foi Ricardo Pscheidt (Trek).
No feminino, a vencedora foi Raiza Goulão; na categoria Juvenil o campeão foi Lucas Sirio e na categoria Junior o primeiro colocado foi Erick Bruske. Os três integram a recém-criada equipe Aoo Specialized.
Mais informações no site do evento



