Skip to main content

2015-albertoDo Bikemagazine
Fotos de divulgação ANSA / Dal Zennaro – Zennaro – Peri

O espanhol Alberto Contador confirmou seu segundo título no Giro D’Itália neste domingo (31 de maio) em Milão. Contador, de 33 anos, comemorou a vitória na linha de chegada exibindo o número três. O espanhol venceu o Giro em 2008 e em 2011, mas teve o título cassado depois de testar positivo para a substância clembuterol.

“Eu agradeço às pessoas da Itália pelo carinho. Todo mundo foi muito especial para mim e estou muito feliz. Nas três semanas duras do Giro tudo o que se possa imaginar aconteceu. Vim aqui pensando na vitória com tudo preparado cuidadosamente, mas então eu caí e machuquei o ombro. Teve aquela subida mítica do Mortirolo, mas ontem no Colle Delle Finestre eu não estava com as pernas boas. Foi um Giro lindo e uma experiência muito especial para mim. Eu não sei quanto tempo vou levar para me recuperar. Estou cansado e sei que isso leva tempo. Foi um Giro emocionante. Eu disse que é meu último Giro, mas você nunca sabe. Como dizemos em espanhol: Nunca diga nunca”, comemorou o campeão que concluiu os 3.481km divididos em 21 etapas num total acumulado de 88h22min25s.

Na segunda colocação, a 1min53s, ficou o italiano Fabio Aru (Astana) e seu companheiro de equipe, Mikel Landa, garantiu o pódio com a terceira colocação, a 3min05s de Contador. O costarriquenho Andrey Amador (Movistar) foi o quarto colocado (a 8min10s) e o canadense Ryder Hesjedal (Cannondale-Garmin) ficou com a quinta colocação, a 9min52s do espanhol. Fabio Aru terminou com a camisa branca, de melhor novato.

2015-ivoA última etapa foi disputada nesse domingo, 31 de maio, e teve 178 quilômetros entre Turim e Milão. A vitória ficou com o belga da Ettix-QuickStep Iljo Keisse, que venceu o australiano Luke Durbridge (Orica-GreenEdge) no sprint e cruzou com o tempo de 4h18min37s.

O campeão de montanhas (camisa azul) foi o italiano Giovanni Visconti (Movistar) com 125 pontos. Na segunda colocação ficou Mikel Landa, com 122. Entre os sprintistas (camisa vermelha), o título ficou com o italiano Giacomo Nizzolo (Trek) que somou 181 pontos contra 148 do segundo colocado, o belga Philippe Gilbert, da BMC. Sacha Modolo (Lampre) terminou na terceira colocação com 147 pontos.

Na classificação por equipes, a equipe cazaque Astana levou a melhor e ficou com o título. Na segunda colocação ficou a BMC e a britânica Sky ficou na terceira posição.

O catarinense Murilo Fischer (FDJ.fr), único brasileiro na competição, terminou na 130ª colocação geral a 5h23min37s.

OS 5 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Alberto Contador – 88h22min25s
2 – Fabio Aru – a 1min53s
3 – Mikel Landa – a 3min05s
4 – Andrey Amador – a 8min10s
5 – Ryder Hesjedal – a 9min52s

Leia mais sobre o Giro D’Itália no Bikemagazine