
A brasileira Flavia Oliveira, da equipe Ale Cipollini
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A campeã brasileira Flávia Oliveira, vice-campeã da classificação geral da Volta da Costa Rica, confirmou que virá ao Brasil defender o título. O Campeonato Brasileiro será disputado no final do mês, de 25 a 28 de junho, em Araraquara, no interior paulista. A ciclista, que mora nos Estados Unidos e integra a equipe Ale Cipollini, foi um dos destaques da disputa na Costa Rica, prova classe 2.2 da UCI, que teve início na última quinta (11) e terminou neste domingo (14), com a participação de 13 equipes.
Flávia começou a última etapa a 4 segundos da líder geral, Milagro Mena (Costa Rica). “Lutei até o final para tentar tirar essa diferença, mas em uma etapa plana como essa fica bastante complicado. As minhas companheiras de equipe fizeram um bom trabalho e tenho certeza que também fiz o meu melhor, mas não foi possível terminar na primeira colocação. Estou feliz pelo meu desempenho e principalmente por somar pontos no ranking mundial. Agora é manter o foco no meu próximo objetivo, que será o campeonato brasileiro, onde estarei defendendo o meu título”, declarou a ciclista.
A mexicana Erika Varela venceu a etapa. A sérvia Jelena Eric foi a 2ª, seguida pela venezuelana Gleydimar Tapia em 3º. A brasileira completou a etapa na sétima colocação, com o mesmo tempo da campeã. Na classificação individual geral, a costarriquenha manteve a primeira colocação e assegurou a vitória acumulando 7h28min20s. Flávia Oliveira foi a segunda, a 4 segundos. A mexicana Ana Casas foi a terceira, a 35 segundos.
No sábado, com uma apresentação impecável, a brasileira venceu a cronoescalada de 7 quilômetros com vantagem de mais de 1 minuto. A brasileira marcou o tempo de 16min33s. A segunda colocação foi da colombiana Yosiana Quintero, com 17min33s, seguida pela costarriquenha Milagro Mena, com o mesmo tempo.
Focada em conquistar pontos para o ranking classificatório para Rio 2016, Flávia Oliveira atualmente é a melhor brasileira no ranking mundial, ocupando a 46ª colocação. “Fico muito feliz em poder estar somando pontos para o Brasil no ranking mundial. Vencer uma etapa de uma competição internacional é sempre importante na carreira de qualquer atleta.”



