Skip to main content
Henrique Avancini, novo campeão brasileiro de mTB XCO Foto: Thiago Lemos/CBC

Henrique Avancini, novo campeão brasileiro de mTB XCO Foto: Thiago Lemos/CBC

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Henrique Avancini (Cannondale) fez as honras da casa e não deu chance aos adversários para consagrar-se campeão nacional de mountain bike cross country olímpico 2015 neste domingo (19 de julho) na pista montada no sítio São João, situada no Vale do Cuiabá, na região serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Avancini é o brasileiro melhor colocado no ranking mundial da modalidade (top 16 na UCI), sendo o único atleta a vencer o título nacional por 11 vezes ao longo da carreira, conquistando a vitória em todas as categorias que passou no esporte, reinado que começou na infanto-juvenil (sub-15) até ser coroado pela segunda vez como atleta profissional.

Sobre a conquista, o biker relatou: “Fiz uma grande prova. Ataquei muito forte nas duas primeiras voltas, realmente pedalei no meu limite para conseguir estabelecer uma boa diferença. Depois disso foi apenas me baseando pelo feedback que recebia da equipe de apoio. E mesmo dosando nos trechos mais técnicos, consegui abrir de 10-15 segundos de vantagem por volta. Foi realmente o cenário perfeito para manter a prova sob controle e garantir o título.”

“Foi realmente especial competir em casa, com o calor do meu povo, no local onde eu treino, foi muito gratificante. Todas as pessoas que me conhecem como uma pessoa normal, quando vou à padaria, ao banco… estavam presentes aqui, e hoje tive a chance de mostrar meu trabalho”, destaca.

“Estou bem feliz de estar voltando a minha boa forma, recuperando-se de uma lesão mais grave. Agora o horizonte está clareando novamente. Graças a Deus hoje eu mostrei uma boa performance. Acho que ainda tenho alguma coisa a melhorar, mas estou no caminho certo”, completa.

“Já na próxima Copa do Mundo (1 de agosto, no Canadá) poder largar com a camisa de campeão brasileiro novamente vai ser realmente especial para mim, é algo que me dá muito orgulho, carregar o título de embaixador do esporte do Brasil na modalidade, é algo que tem um valor muito grande. Acredito que foi um grande treino para os Jogos Olímpicos (Rio 2016) para saber lidar com essa pressão”, acrescentou.

Avancini também falou sobre a bike escolhida para a disputa: “A escolha para andar nesse circuito foi a Cannondale F-Si, uma bicicleta extremamente agressiva. E como essa pista que tinha alguns trechos que pediam um pouco mais do corpo, uma aceleração mais rápida para manter a fluidez, esta bike foi a escolha perfeita. Eram muitos trechos de “roll over”, mais de transposição do que de pequenos impactos. Nas condições de “hardtail”, acredito que seja uma vantagem ter essa bicicleta, super leve e super rígida. É talvez a bicicleta mais agressiva hoje do mercado.”

Leia mais sobre a disputa do Brasileiro no Bikemagazine