Skip to main content
Henrique Avancini no circuito na região serrana do Rio de Janeiro

Henrique Avancini no circuito na região serrana do Rio de Janeiro

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2015 será disputado neste final de semana no Vale do Cuiabá, na região serrana do Rio de Janeiro. O circuito terá uma extensão de 4.500m por volta, em uma pista rápida, com trechos bem técnicos, montado especialmente para o evento sob a supervisão de Henrique Avancini (Cannobdale), atleta mais bem-colocado no ranking UCI e que é da região. Leia mais aqui 

A entrada do Vale do Cuiabá fica “no pé” da imponente Serra das Hortênsias, que faz parte da principal e mais difícil etapa do evento Tour do Rio, uma das mais importantes provas de ciclismo do Brasil. O visual das montanhas do Rio de Janeiro, pertencentes ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, vizinho ao Vale do Cuiabá, é um cenário de tirar o fôlego.

O atual campeão, Frederico Mariano (Caloi), já fez o reconhecimento do percurso. “Gostei bastante do circuito. Acredito que uma boa pilotagem dará tranquilidade para os atletas se arriscarem e isso irá aumentar a competitividade. Sei que terei grandes adversários para superar, mas meu objetivo é buscar o bicampeonato”, diz. “Fiz minha preparação focada nesta prova”, completa.

“O Brasileiro é praticamente no meu quintal, é uma região onde treino muito. O sítio é uma propriedade linda, com uma boa estrutura. Participei na construção da pista e meu envolvimento com o evento foi fazer a ponte com a Federação do Rio com a Secretaria da cidade de Petrópolis para realizar o evento”, relata Avancini.

“O circuito será bem legal, com muita fluidez, bem divertido, explorando muito a parte física, quanto a parte de pilotagem. Não é um circuito tão extremo, como uma etapa da Copa do Mundo UCI, pois precisa adequar a todas as categorias, mas que com certeza um atleta com boa habilidade técnica terá vantagem”, continua Avancini. “É uma pista com trechos bem conectados e muito bem pensados.”

No total a competição terá disputas em 13 categorias entre os homens e em 6 categorias para as mulheres.

Programação
Dia 18/07 (sábado)
Das 8h30 às 17h30 – Retirada de kits na arena montada na pista do Vale do Cuiabá.
Das 9h às 14h45 – Treinos livres (o atleta só poderá entrar na pista para treino após a retirada do seu número na secretaria do evento)
Do meio-dia às 13h45 – Largada das categorias Open e Paraciclismo
18h – Congresso Técnico na Pousada Les Rouches, próximo à pista do Vale do Cuiabá

19/07 (domingo)
08h30 – 1ª Bateria – Categorias Master C1, Master C2, Juvenil Masculino, Infanto Juvenil Masculino, Veterano, Master Feminino, Junior Feminino, Juvenil Feminino e Infanto Juvenil Feminino
10h – 2ª Bateria – Categorias Sub-30, Master A1, Master A2, Master B1 e Master B2
12h – 3ª Bateria – Categorias Junior Masculino, Elite Feminino, Sub-23 Feminino
14h – 4ª Bateria – Categorias Elite Masculino Sub-23 Masculino

Local do evento: Sítio São José – localizado na Estrada Ministro Salgado Filho, km 5, Vale do Cuiabá, entre os municípios de Itaipava e Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Mais informações aqui

Leia mais sobre o Brasileiro de MTB no Bikemagazine