
Froome na chegada da 20ª etapa do Tour Foto:TeamSky
Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Chris Froome (Sky) enfrentou xingamentos, com direito a copo de urina e cuspida, desconfiança por parte da imprensa europeia e até mesmo um suposto vazamento de seu data power, com números de um “extraterrestre”. Mas o queniano-britânico manteve a defensiva e seguiu firme em seu propósito, sempre sob a proteção de uma equipe poderosa, com destaque para as atuações de Richie Porte e Wout Poels na 20ª e penúltima etapa, neste sábado (25 de julho). Na chegada no Alpe D’Huez, Froome, exausto, comprovou sua humanidade. “A etapa de hoje foi de apenas 110 km, mas parecia que eram 300. Surreal.”
Neste domingo, Froome deve tomar champanhe no Arco do Triunfo, em Paris, e só se lembrar do que foi bom. Já na pose de bicampeão, destacou sua conquista. “Vencer o Tour de France é uma sensação indescritível. Pensei o tempo todo no tanto que passei em treinamento longe da minha esposa e da minha família para perseverar até o fim.”

Froome na 20ª etapa do Tour de France Foto:TeamSky
Froome está muito próximo de se tornar bicampeão do Tour de France, que venceu pela primeira vez em 2013. No ano passado, caiu e abandonou precocemente na etapa dos pavés. Nesta edição, guardou-se para a competição, ao contrário de seu adversário mais direto, o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), campeão do Giro D’Itália e que talvez não tenha descansado o suficiente para buscar a vitória dupla Giro-Tour que tanto alardeou e mostrou fraco desempenho – pelo menos em relação a Froome.
Na reta final, Froome foi ameaçado somente pelo colombiano Nairo Quintana (Movistar), que tentou um último ataque no Alpe D’Huez, reduziu a vantagem, mas continuou vice, agora a 1min12s de Froome. Seu companheiro Alejandro Valverde (Movistar), que teve um forte desempenho nas etapas nos Alpes, é o 3º, a 5min25s. O italiano Vincenzo Nibali (Astana) é o 4º, a 8min36s, e Contador o 5º, a 9min48s. Note que o Top 5 reúne os principais nomes do ciclismo em um Tour que não trouxe muitas surpresas. Veja mais sobre a 20ª etapa
Leia mais sobre o Tour de France no Bikemagazine
Leia também
Tour de France: o “extraterrestre” Chris Froome



