
Foto de Frome com dilatador nasal nas redes sociais
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Algumas fotos de Chris Froome no Tour de France despertaram a curiosidade da imprensa especializada. O britânico aparece usando um curioso artefato no nariz, mas o mistério foi revelado nesta quinta-feira (9 de julho), na 6ª etapa da competição. O “anel” no nariz é um dilatador interno que força a abertura das narinas.

Calvin Watson, da equipe Trek, com o Turbine
O dispositivo criado pela empresa australiana Rhinomed tem o sugestivo nome de Turbine e permite, segundo a empresa, uma melhora de até 38% na passagem do ar pelas vias nasais. “Ao dilatar e liberar mecanicamente a entrada de mais ar, somos obrigados a pensar sobre nossa respiração”, explica o médico Mitch Anderson, praticante de triathlon e responsável pela empresa Rhinomed Sports Science.
Além de Froome, que ajudou nos testes do produto durante a Volta a Espanha de 2014, o Turbine está sendo usado ciclistas da Trek Factory Calvin Watson e Matt Gross, Baden Cook, Jack Bobdrige, Robbie McEwen e também por alguns triatletas de longa distância.

O dilatador vai inserido na cavidade nasal
Diferente do dilatador externo da 3M, que vai fixado na pele do dorso do nariz e atua como molas para manter as abas das narinas abertas, o Turbine vai inserido dentro na cavidade nasal e empurra para fora as asas nasais. Na prática, o Turbine é uma versão com design melhorado e anatonicamente mais amigável de outros dilatores internos como o Nozovent e o Respirin.
Os benefícios completos do dilatador interno estão sendo pesquisados na Universidade Murdoch, na Austrália. Mais informações no site www.theturbine.com/turbine
O Turbine é disponível em três tamanhos e preço é de US$ 15. O kit com 3 refis sai por US$ 28.
VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=kRLYL306Ly0″ width=”560″ height=”315″]



