
Protótipo da FSA (Full Speed Ahead), que entra na briga dos câmbios eletrônicos
Marcos Adami / Do Bikemagazine
Fotos: reprodução
No segundo e último dia de descanso do pelotão do Tour de France, nesta terça-feira (21 de julho), o que chamou a atenção foi o protótipo do novo grupo eletrônico da FSA flagrado na bicicleta do campeão mundial, o polonês Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep).
O protótipo foi visto também em bikes das equipes Tinkoff-Saxo, Cofidis e Bora-Argon 18 e especula-se que nesta última semana do Tour, nas etapas de montanha nos Alpes, o componente será testado em competição pela primeira vez.

Bike do campeão mundial Michal Kwiatkowski
A FSA, tradicional fabricante de componentes, incluindo pedivela, entra na briga dos câmbios eletrônicos e é de se esperar que os guidões, mesas e os canotes da marca já saiam de fábrica com modelos prontos para receber o novo grupo. Na bike de Kwiatkowski a bateria e a central eletrônica vão embutidas no interior do canote.
O botão que comanda o câmbio traseiro fica logo atrás do manete de freio direito. Tocando na parte de cima as marchas sobem e um toque na parte de baixo do botão faz as marchas descerem. O sistema é chamado de “semi-wifi”, pois os dos trocadores são enviados via wifi para o câmbio dianteiro e de lá são transmitidos por fio para o câmbio traseiro.
O grupo eletrônico da FSA será apresentado oficialmente na Eurobike, a maior feira de bikes da Europa, na Alemanha, em agosto.
O Global Cycling Network fez um vídeo sobre a novidade. Confira:
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=aM9AdD0fGiY” width=”560″ height=”315″]



