
O tradicional Tour de France se adapta às novas tecnologias
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O tradicional Tour de France se rende à tecnologia e estreia novidades na edição 2015, que começa neste sábado (4 de julho). Uma das inovações é que pela primeira vez em uma corrida de ciclismo profissional todos os atletas vão usar sensores que enviarão sua posição GPS. Os sensores pesam 80 gramas e vão no selim. (E pode ser o fim daqueles que costumam subir agarrados aos carros no fundo da caravana.)
Além de poder acompanhar os ciclistas, as câmeras on-board prometem ainda mais interação. O Tour fechou parceria com a GoPro, que virou a marca oficial e passa a fornecer o equipamento. As câmeras on-board já foram usadas no Tour do ano passado, mas nesta edição todas as 22 equipes serão envolvidas no processo de captação de imagens. A ideia é de que todos os dias pelo menos oito câmeras registrem a etapa.
A organização do Tour, a ASO, confirmou que novos testes com transmissão ao vivo das bike-câmeras serão feitos na 2ª etapa, ainda em Utrecht, na Holanda, que recebe os três primeiros dias da competição.
Novas tecnologias prometem ainda mais atrações, como a câmera com função “super slow motion”, providencial nos sprints. Nesta edição haverá câmeras em 5 motocicletas e em 2 helicópteros, além de 10 câmeras fixas nas chegadas.



