Skip to main content
Os Alpes no cenário da última semana do Tour de France Foto:ASO

Os Alpes no cenário da última semana do Tour de France Foto:ASO

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Os Alpes recebem o pelotão do Tour de France na última semana de competição. Não vão faltar história e tradição no percurso das derradeiras etapas antes de Paris.

Altimetria da 17ª etapa

Altimetria da 17ª etapa

Nesta quarta-feira (22 de julho), a 17ª etapa  percorre 161 quilômetros de Digne-les-Bains a Pra Loup, mesmo percurso testado na recente Criterium du Dauphine. Além da dura subida a Col d’Allos (14 km, 5,5%), há uma descida técnica e, então, a ascensão a Pra Loup (6,2 km, 6,5%). Como a subida ao Galibier foi retirada na 20ª etapa, será aqui que o pelotão vai disputar o ponto mais alto da corrida, a 2.250 metros de altitude.

Na Criterium du Dauphine, o vencedor do percurso foi Romain Bardet (Ag2R). Veja aqui

No mesmo local, há 40 anos, em 1975, Bernard Thévenet desbancou o camisa amarela Eddy Merckx e tirou o título do campeão belga.

Altimetria da 18ª etapa

Altimetria da 18ª etapa

A 18ª etapa, na quinta-feira (23 de julho), será de Gap a Saint-Jean-de-Maurienne, com 186,5 quilômetros. Antes de duas etapas de alta montanha e a final em Paris, a etapa será a última oportunidade para que muitas equipes busquem uma vitória, talvez na fuga.

Altimetria da 19ª etapa

Altimetria da 19ª etapa

No dia seguinte, entre Saint-Jean-de-Maurienne e La Toussuire, com 138 quilômetros, o pelotão enfrenta na 19ª etapa (24 de julho) o Col du Chaussy (15,4 km, 6,3%), o lendário Col de la Croix de Fer, a mais de 2 mil metros de altitude, o Col du Mollard e a dura chegada em La Toussuire (18 km, 6,1%).

Altimetria da 20ª etapa

Altimetria da 20ª etapa

E chega a penúltima etapa, de 110 quilômetros, de Modane ao Alpe d’Huez, no sábado (25 de julho). Deslizamentos de terra na área obrigaram a organização a mudar o percurso e o Galibier foi substituído pelo Col de la Croix-de-Fer, presente, assim, duas vezes no percurso. Com a alteração, a etapa vai passar pelo vale Saint-Michel-de-Maurienne, escalar o Croix de Fer e seguir em direção a Bourg-d’Oisans antes da ascensão ao Alpe d’Huez, com seus 3,8 km a 8,1% de inclinação média e icônicas 21 curvas.

Depois, Paris. E Paris é uma festa.

Leia mais sobre o Tour de France no Bikemagazine