
A Venge ViAs foi destaque na apresentação da Specialized Foto:João Pires/Fotojump
Dani Prandi / Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Specialized recebeu lojistas, jornalistas e aficionados para apresentar suas novidades para 2016 em um hotel-fazenda no interior paulista na semana passada. Com mais de 200 bikes para admirar, uma chamava atenção de cara para os fãs de ciclismo: a Venge ViAS, usada por Mark Cavendish (Etixx-QuickStep) e Peter Sagan (Tinkoff-Saxo) no Tour de France.
Logo na primeira apresentação, o português João Firmo, principal executivo da empresa no Brasil, destacou as 100 vitórias obtidas pela marca nesta temporada Pro Tour. No palco, a imagem projetada era justamente dos dois ciclistas, dois dos grandes nomes quando o assunto é vitórias e velocidade. Vale lembrar que a Specialized equipa, além da Etixx-QuickStep e da Tinkoff-Saxo, a Astana de Vincenzo Nibali.

João Firmo, principal executivo da marca no Brasil Foto:Dani Prandi
Muitas bikes, como as novas Diverge e a StumpJumper FSR 6Fattie, por exemplo, puderam ser testadas durante o evento. Mas não a Venge ViAs, que manteve-se intocada até o momento em que foi escolhida como “cenário” para a foto de Firmo. O executivo, que comanda a operação brasileira desde o início, há cinco anos, vive em São Paulo e contou ao Bikemagazine que não tem carro e vai trabalhar de bicicleta.
Apesar de estar acostumado a pedalar no trânsito da maior cidade do Brasil, Firmo destaca os investimentos nas novas ciclovias paulistanas e na mobilidade em todo o País. Quanto mais público, mais oportunidades. Com o olhar no mercado, acredita que, mesmo no momento atual de instabilidade político-econômica, o segmento de bikes e acessórios só tende a crescer. De quando chegou ao Brasil para agora, o executivo diz que os negócios “aumentaram mais de 10 vezes”.

A Langster Rio, personalizada para os Jogos Olímpicos Foto:João Pires/Fotojump
Na visita pela exposição, outra bicicleta que atraiu o olhar foi a Langster Rio, fixa que comemora os Jogos Rio 2016. A personalização está bem original e, de quebra, a bike conta com uma garrafinha metálica dessas de levar uísque. A sugestão, no caso, fica entre a capirinha e a água de coco, para combinar com o clima. “É para levar cachaça mesmo”, brinca o também português Hugo Teixeira, program manager da Specialized Bicycle Components University (SBCU) para América Latina.

Exposição das novas bikes Specialized Foto:João Pires/Fotojump
Entre tantas atrações, os mais fanáticos certamente se sentiram no melhor dos parques de diversões. Teve quem comparou o espaço, muito bem montado, com o que é apresentado na Interbike, a principal feira de bicicletas dos Estados Unidos, onde a Specialized lidera em alguns segmentos e ainda busca posições em outros. Por enquanto, sua maior concorrente é a Trek, que acaba de lançar um inédito programas de vendas on-line. “As lojas são fundamentais, apesar do movimento on-line ser imparável”, diz Firmo.
No Brasil, onde a operação ainda está nos primeiros anos de vida, o executivo conta que um a cada cem pedidos de abertura de loja que recebe é aceito. “Nosso grande promotor é o lojista e o nosso chefe, sem dúvida, é o cliclista.”
Leia mais
Nova bike para Sagan e Cavendish no Tour de France
Peter Sagan é destaque na virada do ano da Specialized



