Skip to main content
Pelotão no percurso da Volta a Espanha

Pelotão no percurso da Volta a Espanha

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Volta a Espanha 2015, de 22 de agosto a 13 de setembro, é o próximo compromisso de algumas das principais estrelas do pelotão. As equipes começaram a confirmar seus atletas e, nome após nome, a competição fica cada vez mais interessante. Da Movistar estão o colombiano Nairo Quintana e o espanhol Alejandro Valverde. Da Astana, Vincenzo Nibali e Fabio Aru. E o vencedor do Tour de France Chris Froome (Sky)? Esse ainda não decidiu…

Vale destacar que o vencedor do ano passado, o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), não vai defender o título.

Nairo Quintana na prova de contrarrelógio da Vuelta 2014

Nairo Quintana na prova de contrarrelógio da Vuelta 2014

Quintana, de 25 anos, vai disputar a Vuelta pela terceira vez, depois do 36º lugar em 2012 e do abandono forçado no ano passado devido a uma fratura na omoplata direita, após ter vestido a camisa de líder por um dia. Já Valverde, de 35 anos, vencedor em 2009, é um “veterano” da Vuelta, pois já participou da disputa nove vezes. Nas últimas três edições foi ao pódio, em segundo lugar em 2012 e em terceiro em 2013 e 2014.

Na Astana, além de Nibali e Fabio Aru, também Mikel Landa está confirmado. Na Katusha o líder será Joaquim “Purito” Rodriguez e, na BMC, Tejay van Garderen e Samuel Sánchez vão ser os líderes. Andrew Talansky (Cannondale-Garmin), Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), Domenico Pozzovivo (Ag2r-La Mondiale) e Fabian Cancellara (Trek Factory Racing) também estão na primeira lista.

Nesta edição uma das equipes convidadas é o Team Colômbia, fundada em 2012 e composta exclusivamente por colombianos. E o país tem história com a Vuelta: há quase três décadas, em 1987, Luís “Lucho” Herrera se tornou o primeiro sul-americano a vencer a competição. Outros colombianos se destacaram por ali, como José Antonio Gómez Agudelo, Fabio Parra, Oliverio Rincón e Félix Cárdenas.

Nesta edição, na distribuição dos convites, apenas uma equipe espanhola recebeu o seu, a Caja Rural. Duas equipes francesas, a Cofidis e a Europcar, estão na lista, assim como a sul-africana MTN-Qhubeka, que já participou da prova no ano passado e acaba de encerrar sua primeira disputa no Tour de France.

Nas alturas da Vuelta, com o apoio do público: vem aí mais um espetáculo

Nas alturas da Vuelta, com o apoio do público: vem aí mais um espetáculo

Percurso
A Volta a Espanha começa dia 22 de agosto com um contrarrelógio por equipes em Puerto Banus. Nesta edição, as montanhas prevalecem, com 10 chegadas ao alto, todas inéditas. Madri volta a receber a final, no dia 13 de setembro, após 3.374 quilômetros.

O percurso surpreendeu por não incluir ícones como o Angliru ou Lagos de Covadonga e apostar em novas subidas, como Caminito del Rey (2ª etapa), Vejer de la Frontera (4ª), Cazorla (6ª), La Alpujarra (7ª), Cumbre del Sol (9ª), Cortals d’Encamp (11ª), Fuente del Chivo (14ª), Sotres (15ª) e Ermita del Alba (16ª). No total, a Vuelta terá seis etapas planas, 13 de média e alta montanha e 2 cronos, individual e por equipes.

Leia mais sobre a Volta a Espanha no Bikemagazine

Veja percurso
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=tVW8AkGGFKs” width=”560″ height=”315″]