Skip to main content
Gonçalves, de vermelho, na chegada da 6ª etapa da Volta a Portugal

Gonçalves, de vermelho, na chegada da 6ª etapa da Volta a Portugal

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Uma polêmica tomou conta da Volta a Portugal nesta terça-feira (4 de agosto). O português José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA) foi o primeiro a cruzar a meta, em Oliveira de Azeméis, mas os comissários consideraram o sprint irregular e a vitória da 6ª etapa foi para o segundo colocado, o camisa amarela Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa).

Prestes a subir ao pódio, Gonçalves foi avisado da decisão. O ciclista, além de ficar com o último lugar do grupo em que estava integrado, recebeu uma penalização de 30 segundos. Segundo os comissários, o atleta teria mudado sua trajetória deliberadamente no sprint, o que é contra as regras.

O líder, Gustavo Veloso, apesar de vencedor, não ficou muito alegre. “Não gosto de ganhar assim, com este tipo de polêmicas, gostava de vencer tranquilo e satisfeito. Não consigo dizer se é uma boa decisão. Também eu tive dúvidas. Nestas chegadas não sabemos o que fazemos”, disse o espanhol que, com 10 segundos de bônus devido à vitória, aumentou para 21 segundos sua vantagem sobre o segundo da geral, o companheiro de equipe Delio Fernández. Joni Brandão (Efapel) é o 3º, a 51 segundos.

Veja mais sobre a Volta a Portugal no Bikemagazine