
Peter Sagan na conquista do Mundial em Richmond
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / UCI
Peter Sagan chegou favorito em Richmond e confirmou as apostas: aos 25 anos, é o novo campeão mundial de ciclismo de estrada. O ciclista da Eslováquia fez apenas um ataque na prova de 259,2 quilômetros, mas foi o “ataque certo”, segundo ele mesmo declarou. O campeão cruzou sozinho, com o tempo de 6h14min.
Sagan respondeu a um ataque de Greg Van Avermaetr (Holanda) a 2,6 quilômetros da chegada e ninguém o alcançou mais. Mostrou seu talento na descida, com direito a uma ousadia (confira no vídeo abaixo); depois, encarou o duro trecho final de subida, com 19% de inclinação, quando as pernas parecem não responder. A recompensa: a camisa arco-íris a partir de agora.

Sagan ao ataque: eslovaco conquista título mundial
Sagan atacou na subida da 23rd Street e escapou. Logo atrás, o pelotão serpenteava. Michael Matthews, da Austrália, e Ramunas Navardauskas, da Lituânia, ficaram com a prata e o bronze, a 3 segundos.
Sagan sabia que, se fosse para o sprint, talvez estivesse cansado. “Foi o ataque certo. Vi um monte de comentários de eu não sou bom em uma corrida longa como essa, mas agora eu tenho esta camisa”, completou.
“Fiquei apenas esperando, esperando, e eu estava com meu irmão e meus companheiros de equipe. Se aconteceu é porque eles estavam lá comigo”, disse.

Tom Boonen lidera na subida na disputa do Mundial em Richmond

Pódio do Mundial 2015
O holandês Jos van Emden liderou a corrida por cerca de 150 km e foi alcançado a cinco voltas do fim. A três voltas, Ian Stannard (Grã-Bretanha) tentou escapar na 23rd Street, mas Bauke Mollema (Holanda), Tom Boonen (Bélgica), Andrey Amador (Costa Rica), o até então campeão Michal Kwiatkowski (Polônia), Dani Moreno (Espanha) e Elia Viviani (Itália) encostaram. O grupo conquistou uma vantagem de 30 segundos, mas foi pego a uma volta do fim, mais uma vez na 23rd Street.
O Brasil contou com dois atletas na disputa, Antonio Garnero e Kleber Ramos, que não terminaram.
TOP 10
1 – Peter Sagan (Eslováquia) 6:14:37
2 Michael Matthews (Austrália) 0:00:03
3 Ramunas Navardauskas (Lituânia) m.t.
4 Alexander Kristoff (Noruega) m.t.
5 Alejandro Valverde Belmonte (Espanha) m.t.
6 Simon Gerrans (Austrália) m.t.
7 Tony Gallopin (França) m.t.
8 Michal Kwiatkowski (Polônia) m.t.
9 Rui Costa (Portugal) m.t.
10 Philippe Gilbert (Bélgica) m.t.
Leia mais sobre o Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Veja melhores momentos
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=zoCvceSbTn0″ width=”560″ height=”315″]



