
Cavendish no reconhecimento do pavé de Richmond
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Ciclistas de 75 países disputam em Richmond, nos Estados Unidos, o Mundial de Ciclismo 2015, de 20 a 27 de setembro. A competição, realizada pela última vez nos EUA em 1986, elege 12 títulos mundiais, que vão ter o direito – e o orgulho – de usar a camisa arco-íris. Na Elite, a pré-lista divulgada pela UCI indica que a conturbada temporada, repleta de quedas, provocou baixas importantes.
O Mundial de 2015 não terá Chris Froome (Sky) ou Fabian Cancellara (Trek), que caíram na Volta a Espanha. E, na seleção britânica, outro ciclista ainda é dúvida: Mark Cavendish, que caiu no Tour da Grã-Bretanha e deve anunciar se vai ou não somente nesta sexta-feira (18 de setembro). E vale lembrar que, da terra da rainha, Bradley Wiggins não vai defender a camisa arco-íris de contrarrelógio porque seus objetivos estão no velódromo dos Jogos Rio 2016.

Valverde com o uniforme da seleção espanhola no Mundial do ano passado
Mas, nas equipes confirmadas, como as seleções da Itália, Espanha e França, sobram talentos e favoritos. Os especialistas apostam na Bélgica, já que o percurso do Mundial tem um estilo “flanders”, com direito até mesmo a trecho de paralelepípedos: Greg Van Avermaet, Tom Boonen e Philippe Gilbert lideram as previsões.
Na seleção da Espanha, além de craques, sobram picuinhas. Depois que Alejandro Valverde sprintou no último minuto para tirar a camisa verde de Purito na recém-encerrada Volta a Espanha, os ânimos se exaltaram. Purito reclamou, Valverde se justificou, e agora vão os dois como companheiros de equipe e sabe-se lá o que vai acontecer. Juan José Lobato, Ion Izaguirre, Imanol Erviti, Dani Moreno, Luis León Sánchez, Rubén Plaza e Lluis Mas completam o grupo para a prova de estrada. Luis León Sánchez e Jonathan Castroviejo vão para o contrarrelógio.
O Brasil tem direito a três vagas, mas somente Kleber Ramos e Antonio Garnero estão confirmados, já que Murilo Fischer não vai para a disputa. Leia mais aqui
O argentino Daniel Diaz, que integra a equipe brasileira Carrefour Funvic, também está confirmado na seleção dos hermanos, que terá ainda Eduardo Sepúlveda e Maximiliano Richeze.
LEIA TAMBÉM
Mundial de Ciclismo: confira programação em Richmond
Mais reportagens sobre o Mundial de Ciclismo no Bikemagazine



