Skip to main content
Cavendish no reconhecimento do pavé de Richmond

Cavendish no reconhecimento do pavé de Richmond

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Ciclistas de 75 países disputam em Richmond, nos Estados Unidos, o Mundial de Ciclismo 2015, de 20 a 27 de setembro. A competição, realizada pela última vez nos EUA em 1986, elege 12 títulos mundiais, que vão ter o direito – e o orgulho – de usar a camisa arco-íris. Na Elite, a pré-lista divulgada pela UCI indica que a conturbada temporada, repleta de quedas, provocou baixas importantes.

O Mundial de 2015 não terá Chris Froome (Sky) ou Fabian Cancellara (Trek), que caíram na Volta a Espanha. E, na seleção britânica, outro ciclista ainda é dúvida: Mark Cavendish, que caiu no Tour da Grã-Bretanha e deve anunciar se vai ou não somente nesta sexta-feira (18 de setembro). E vale lembrar que, da terra da rainha, Bradley Wiggins não vai defender a camisa arco-íris de contrarrelógio porque seus objetivos estão no velódromo dos Jogos Rio 2016.

Valverde com o uniforme da seleção espanhola no Mundial do ano passado

Valverde com o uniforme da seleção espanhola no Mundial do ano passado

Mas, nas equipes confirmadas, como as seleções da Itália, Espanha e França, sobram talentos e favoritos. Os especialistas apostam na Bélgica, já que o percurso do Mundial tem um estilo “flanders”, com direito até mesmo a trecho de paralelepípedos: Greg Van Avermaet, Tom Boonen e Philippe Gilbert lideram as previsões.

Na seleção da Espanha, além de craques, sobram picuinhas. Depois que Alejandro Valverde sprintou no último minuto para tirar a camisa verde de Purito na recém-encerrada Volta a Espanha, os ânimos se exaltaram. Purito reclamou, Valverde se justificou, e agora vão os dois como companheiros de equipe e sabe-se lá o que vai acontecer. Juan José Lobato, Ion Izaguirre, Imanol Erviti, Dani Moreno, Luis León Sánchez, Rubén Plaza e Lluis Mas completam o grupo para a prova de estrada. Luis León Sánchez e Jonathan Castroviejo vão para o contrarrelógio.

O Brasil tem direito a três vagas, mas somente Kleber Ramos e Antonio Garnero estão confirmados, já que Murilo Fischer não vai para a disputa. Leia mais aqui

O argentino Daniel Diaz, que integra a equipe brasileira Carrefour Funvic, também está confirmado na seleção dos hermanos, que terá ainda Eduardo Sepúlveda e Maximiliano Richeze.

Confira a lista da UCI aqui

LEIA TAMBÉM
Mundial de Ciclismo: confira programação em Richmond
Mais reportagens sobre o Mundial de Ciclismo no Bikemagazine