
Weber na Volta ao Rio Grande do Sul em 2014 Foto: Ivan Storti
Do Bikemagazine
Fotos de arquivo
A UCI publicou dia 12 de novembro uma nova lista de suspensões provisórias por doping e mais um brasileiro aparece entre os suspensos. É o paranaense Cleberson Weber (DataRo), cujo exame feito na 4ª etapa do Tour do Rio acusou EPO. Em uma segunda lista, a entidade máxima do ciclismo confirmou ainda a suspensão por um ano de Fernando Finkler (Avaí – Florianópolis), que havia entrado na lista de suspensões provisórias em outubro também por doping no Tour do Rio.
Weber, de 31 anos, foi campeão brasileiro de contrarrelógio em 2008. O ciclista testou positivo para eritropoietina na etapa do Tour do Rio disputada em 29 de setembro, entre Valença e Teresópolis, quando foi o 5º colocado. O atleta poderá recorrer.
Vale lembrar que Weber é reincidente pois, em 2009, foi pego em um exame no Tour de Santa Catarina também por uso de EPO e cumpriu suspensão de dois anos. A reincidência é um agravante, já que a UCI endureceu as regras, com pesadas sanções.
Já Fernando Finkler, de 19 anos, testou positivo para clostebol após a 2ª etapa do Tour do Rio, no dia 27 de agosto. O ciclista está suspenso até 26 de agosto de 2016. A pena de um ano foi recebida após a defesa do atleta apresentar como prova o uso de uma pomada cicatrizante. No Tour do Rio, Finkler havia sido o campeão da classificação dos jovens.
Nesta temporada, Finkler conquistou o título de campeão brasileiro de contrarrelógio na categoria Sub 23 e foi vice-campeão brasileiro de estrada nas provas disputadas em Araraquara (SP). Leia mais aqui
Confira as listas
Suspensões provisórias da UCI
Lista de suspensões da UCI




