
Nibali na vitória solo da 19ª etapa do Tour de France Foto:AstanaProTeam
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O calendário do italiano Vincenzo Nibali (Astana) para a temporada 2016 começa justamente pelo Brasil. O ciclista vai fazer o reconhecimento do percurso olímpico dos Jogos Rio 2016 entre os dias 10 e 12 de janeiro, antes de embarcar para o Tour de San Luis (Argentina), de 18 a 24 de janeiro, de acordo com a Astana.
A agenda do ciclista para o primeiro semestre de 2016 estará focada no Giro D’Itália (6 a 20 de março) e na disputa olímpica (6 de agosto). Mas, na programação de Nibali, estão ainda uma período de concentração em Teide (de1 a 12 de fevereiro), além do Tour de Omã (16 a 21 de fevereiro), a Strade Bianche (5 de março), a Tirreno-Adriático (de 9 a 15 de março), a Milão-San Remo (19 de março), outro período de training camp em Teide (de 1 a 15 de abril), o Giro de Trentino (de 19 a 22 abril) e a Liege-Bastogne-Liege (24 de abril) antes do Giro D’Itália.
Desde o fim da atual temporada Nibali tem insistido que pretende se focar no Giro. Caso vá para o Tour de France será apenas para treinamento para os Jogos Rio 2016, já que a Astana deverá trabalhar para Fabio Aru.
O manager da equipe, Alexandre Vinokourov, aposta em uma medalha olímpica para Nibali, assim como ele próprio conquistou a sua, o ouro, em Londres, em 2012. A Astana terminou o ano em festa, com a conquista do título da Volta a Espanha para Fabio Aru e a redenção de Nibali, que havia sido expulso da Vuelta ao ser flagrado agarrado ao carro da equipe, que encerrou 2015 com a vitória na prestigiada clássica Il Lombardia, uma das 5 Monumentais.
“É certo que Aru e Nibali vão ter diferentes calendários. Vincenzo quer muito voltar ao Giro e Aru, que tem 25 anos, mostra um progresso extraordinário: em duas temporadas fez um terceiro, quinto, segundo e primeiro lugares nos Grand Tour que disputou. Em dois ou três anos pode ganhar o Tour de France”, disse Vinokourov em recente entrevista.
LEIA TAMBÉM
França seleciona 11 ciclistas para Jogos Rio 2016
Quer medalha? Ganhe o Tour de France primeiro
Imagina sair pra pedalar e dar de cara com o Chris Froome?
“Percurso olímpico combina comigo”, diz Nairo Quintana
Contador diz que quer vir ao Rio porque percurso é muito difícil
Veja mais reportagens sobre os Jogos Rio 2016 no Bikemagazine



