Skip to main content
No percurso do Tour de San Luis na Argentina

No percurso do Tour de San Luis na Argentina

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Tour de San Luis, na Argentina, chega à 10ª edição em 2016. A competição, que será de 17 a 23 de janeiro, costuma receber estrelas do World Tour que fogem do frio europeu e a cada ano atrai cada vez mais ciclistas renomados. Para a próxima edição são esperados Nairo Quintana (Movistar), Peter Sagan (Tinkoff) e Vincenzo Nibali (Astana).

Quintana já é conhecido da competição e vai disputar a prova pela terceira vez, acompanhado de seu irmão, Dayer, e do companheiro de equipe Adriano Malori, que venceu o contrarrelógio de San Luis nas edições de 2014 e 2015.

Entre outros ciclistas confirmados estão Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), Andrew Talanksy (Cannondale-Garmin) e o colombiano Fernando Gaviria (Etixx-QuickStep), que no início desta temporada venceu Mark Cavendish duas vezes no sprint em terras argentinas e mudou o rumo de sua própria história. Acabou contratado pela Etixx, que não tem mais Cavendish em seu time (o britânico assinou contrato com a MTN-Qhubeka, que vai se chamar Dimension Data em 2016).

Quem também está confirmado é o argentino Daniel Diaz, bicampeão do Tour de San Luis (2013 e 2015), que deixou a Funvic, de São José dos Campos, e passa a integrar a francesa Delko-Marseille Provence KTM, nova equipe da categoria Profissional Continental, a mesma da Cofidis e da Europcar (que vai se chamar Direct Energie em 2016). A nova equipe estreia justamente na Argentina. Quem também deve animar a torcida é Eduardo Sepulveda, argentino da equipe Fortuneo Vital Concept (ex-Bretagne-Séche), que está na lista dos confirmados.

EQUIPES CONFIRMADAS
World Tour
Cannondale-Garmin, AG2R, Lampre-Merida, Etixx Quick Step, Astana, Tinkoff e Movistar

Pro Continental
Androni Sidermec, United HealthCare,  Fortuneo Vital Concept, Drapac, Nippo Vini e Delko Marseille

Continental
Team Vivo, Jamis, Holowesko-Citadel Racing Team , Buenos Aires Provincia, San Luis Somos Todos e SEP San Juan

Seleções nacionais
Argentina, Cuba, Colômbia, México, Costa Rica, Chile, Uruguai e Itália

Pelotão em San Luis

Pelotão em San Luis

PERCURSO
O Tour de San Luis 2016 vai percorrer 921,7 quilômetros em 7 etapas e terá duas chegadas ao alto. A competição começa com uma prova de contrarrelógio de 21 quilômetros em El Durazno. Na 2ª etapa, o pelotão terá 181,9 quilômetros no já tradicional percurso entre San Luis e Villa Mercedes.

A 3ª etapa será a primeira com subida, terá 131 quilômetros, de Potrero de los Funes a La Punta. A 4ª etapa, com 140 quilômetros, termina no alto, em El Amago, a 1.710 metros acima do nível do mar. A 5ª etapa, com 168,7 quilômetros, larga em Renca e termina em Juana Koslay.

A 6ª etapa, a etapa rainha, começa em La Toma, passa por Merlo e termina em Filo de los Comechingones, a 2.140 metros de altitude, após percurso de 159 quilômetros. A 7ª e última etapa será disputada em San Luis, com 119,6 quilômetros.

AS ETAPAS
17 de janeiro – Etapa 1 – El Duarzno: contrarrelógio de 21 km
18 de janeiro – Etapa 2 – San Luis a Villa Mercedes: 181,9 km
19 de janeiro – Etapa 3 – Potrero de los Funes a La Punta: 131 km
20 de janeiro – Etapa 4 – Terrazas del Portezuelo a El Amago: 140 km
21 de janeiro – Etapa 5 – Renca a Juana Coslay: 168,7 km
22 de janeiro – Etapa 6 – La Toma a Filo de los Comechingones: 159 km
23 de janeiro – Etapa 7 – San Luis – San Luis: 119,6 km

VEJA VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=QQ4VBqKgFFg” width=”560″ height=”315″]