Skip to main content

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A temporada termina em clima olímpico. Os olhos estão voltados para 2016, mas antes de fechar a agenda vale lembrar alguns momentos que marcaram o ano no Bikemagazine. O próprio início da cobertura dos eventos para os Jogos Rio 2016 estão entre os destaques, junto com as competições do Grand Tour, o lançamento de uma nova marca de bicicleta brasileira e reportagens especiais sobre novas tecnologias, que lideram nossa lista das mais lidas.

Aproveitamos a ocasião para desejar a todos um ótimo 2016, com muitas pedaladas!

Confira alguns destaques de 2015

Pelotão no evento-teste do ciclismo Aquece Rio Foto:Rio 2016 / Alex Ferro

Pelotão no evento-teste do ciclismo Aquece Rio Foto:Rio 2016 / Alex Ferro

Aquece Rio
Nos eventos-teste dos Jogos Rio 2016, a capital fluminense recebeu algumas estrelas dos esportes com bicicleta. No ciclismo, a seleção francesa dominou o duro circuito da estrada, que surpreendeu a todos por suas exigências técnicas. No MTB, estrelas como Nino Schurter e Julien Absalon garantiram presença no circuito no Complexo de Deodoro, que também recebeu os feras do BMX. Mas, se no MTB os elogios foram muitos ao circuito, no BMX houve muitas reclamações e ajustes de última hora.

Confira as reportagens dos Jogos Rio 2016

Nairo Quintana e Froome na 17ª etapa do Tour Foto:TeamSky

Nairo Quintana e Froome na 17ª etapa do Tour Foto:TeamSky

Ciclismo World Tour
No ciclismo World Tour, o ano começou com a expectativa do “double” de Alberto Contador (Tinkoff), que planejava vencer o Giro D’Itália e o Tour de France. Mas não foi como o planejado; Contador faturou na Itália, mas Chris Froome (Sky) foi mais forte na França e levou o bicampeonato. Na Volta a Espanha, a surpresa da temporada, o italiano Fabio Aru, levou seu primeiro título Grand Tour e deve vir com tudo no Tour de France de 2016. Em Richmond, nos EUA, Peter Sagan faturou o título mundial, o que deve deixar a temporada 2016 ainda mais interessante pelo carisma do novo dono da camisa arco-íris. Enquanto isso, Nairo Quintana (Movistar) ficou na promessa.

Confira as reportagens do ciclismo World Tour

Atletas da equipe durante treino Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3

Atletas da equipe Funvic durante treino Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3

Ciclismo nacional
No ciclismo nacional, a temporada começou com a Funvic campeã do Tour de San Luis, na Argentina, com Daniel Diaz. E termina com a confirmação de que a equipe, enfim, terá licença Profissional Continental em 2016. A Funvic Soul Carrefour estreia na segunda divisão do ciclismo mundial cercada de expectativas, em janeiro, no La Tropicale Amissa Bongo, no Gabão, África.

Mas, por aqui, as sucessivas punições por doping também mobilizaram os leitores. Fernando Finkler, Cleberson Weber, Alex Arseno e Uênia Fernandes foram suspensos pela UCI.

Confira as reportagens sobre ciclismo brasileiro

Rolamentos

Novos materiais e fórmulas secretas para os novos rolamentos

Reportagem especial
O tema dos motores escondidos nas bikes continuou em debate e, enquanto comissários da UCI faziam raio x nas bicicletas, uma das reportagens mais lidas do ano no Bikemagazine revelou um segredo: muitas bikes podem contar com uma tecnologia de rolamentos de baixo atrito que tem sido usada por alguns ciclistas há algum tempo e que o próprio Alberto Contador deu a dica durante a entrevista coletiva após a 18ª etapa do Giro D’Italia. “A coisa toda sobre motores é uma piada, é do mundo da ficção científica. Podemos usar tipos diferentes de rolamentos ou rodas, mas são soluções que não têm nada a ver com motores”, declarou.

Os super-rolamentos não ferem o rígido estatuto da UCI, portanto não são “doping” tecnológico e sim tecnologia, ainda disponível para poucos. Usar tecnologia de vanguarda é lícito, desde que não se quebre nenhuma regra da UCI, mas a entidade não estabelece valores mínimos de Coeficiente de Fricção (COF) para os rolamentos e quem faz ciclismo de ponta sabe disso, claro.

VEJA MAIS
Super-rolamentos: leia a reportagem completa

E mais…
No mercado nacional, o ano começou com o anúncio de uma nova marca de bicicletas. Com investimentos de R$ 80 milhões, o Grupo Claudino lançou oficialmente a marca Audax, com produção na Zona Franca de Manaus. A apresentação foi realizada na abertura da temporada da Copa Internacional de Mountain Bike, em Araxá (MG).

Confira mais reportagens sobre o mercado de bicicletas