Skip to main content
Integrantes da Specialized Racing BR Foto: Pedro Cury

Integrantes da Specialized Racing BR Foto: Pedro Cury

Fotos de divulgação

A Specialized apresentou seus atletas para a temporada 2016. Na equipe de MTB, agora chamada  Specialized Racing BR, a goiana Raiza Goulão, candidata a uma vaga nos Jogos Rio Rio 2016, é um dos destaques. Mais experiente do time, Raiza Goulão vem de uma temporada com duas conquistas inéditas: o título de campeã brasileira de XCO e a vitória na principal ultramaratona de MTB das Américas, a Brasil Ride. Completam o time o catarinense Erick Bruske (sub-23), o mineiro Lucas Sírio (Júnior) e a gaúcha Bruna Elias (juvenil).

“2016 será a principal temporada da minha carreira. O ano passado foi de muito crescimento e apoio da Specialized, em que atingi meu objetivo de liderar o ranking olímpico em busca da vaga na Olimpíada Rio 2016. Continuar na Specialized me dá confiança, porque sei que tenho o melhor equipamento do mundo, igual aos ciclistas internacionais. Agora, é hora de administrar e saber poupar, porque até maio, quando encerra o ciclo, não pode haver imprevistos. Estou feliz de continuar na Specialized, uma grande família, e poder voltar a Shimano e a Honey Stinger, marcas que estiveram comigo no começo da minha carreira”, declarou Raiza Goulão.

Próximo de fazer sua estreia na categoria sub-23, Erick Bruske chega embalado após conquistar o bicampeonato brasileiro na júnior, em 2014 e 2015. Campeão brasileiro juvenil há dois anos e impossibilitado de disputar a última edição por conta de uma lesão nos treinos em Itaipava, Lucas Sírio encerrou a última temporada com o bicampeonato da Copa Internacional de MTB, principal competição do país no esporte. Nova integrante da Specialized, Bruna Elias completa a equipe com um currículo de respeito. Mesmo com apenas 15 anos, a jovem atleta soma dois títulos brasileiros, um infanto-juvenil e outro juvenil, sua atual categoria.

Integrantes da Specialized Hoffmann XCO Foto: Fabio Piva

Integrantes da Specialized Hoffmann XCO Foto: Fabio Piva

Também fazem parte as equipes Specialized Hoffmann XCO, com Rubinho Valeriano, Naydson Cortes e Larissa Brasa, e a Specialized Factory Racing Brasil, com Claudio Clarindo, Thiago Boaretto e Orlando Alves, os três por mais uma temporada, e os estreantes André Bretas, Isabella Ribeiro e Bia Neres.

Na Specialized Hoffmann XCO, sediada em Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, a novidade é a chegada de Rubens Valeriano. Os jovens Naydson Cortes e Larissa Brasa, ambos sub-23, terão ao seu lado o tricampeão brasileiro e seis vezes vencedor da CIMTB. Representante do País nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012, Rubinho busca uma vaga para Rio 2016.

“Fiquei feliz demais por continuar fazendo parte da equipe Specialized. A expectativa está muito legal. Já estou com minhas bikes de 2016 desde a virada do ano, algo diferente. Começar o ano com a bike fazendo os treinos de base é um diferencial, não fica naquela expectativa de só receber o material mais pra frente. Agora depende de mim, fazer o que sei. Confesso que estava com saudade de pedalar todos os dias. Quero treinar bastante e buscar o máximo de pontos para me candidatar a uma segunda vaga para o Brasil na Rio 2016”, contou Rubinho.

Atletas da Specialized Factory Racing Brasil Foto: Fabio Piva

Atletas da Specialized Factory Racing Brasil Foto: Fabio Piva

Já a Specialized Factory Racing Brasil  vai reunir atletas de diferentes vertentes do esporte e terá três nomes conhecidos e três novidades. O ultramaratonista Claudio Clarindo, em seu nono ano como patrocinado Specialized, o atleta Thiago Boaretto, de Enduro MTB, e o ciclista de longas distâncias no mountain bike, Orlando Alves, vestem a camisa da marca norte-americana em mais uma temporada.

Mais experiente de todos os atletas Specialized, Claudio Clarindo dá boas vindas aos novatos. “Sou um atleta Specialized desde 2007 e para mim é uma honra estar há tanto tempo figurando na principal equipe do Brasil. É muito legal poder passar minha vivência para os mais jovens, e para quem está entrando agora também, de poderem entender o que é essa família”, explicou Clarindo.

“Após completar cinco Race Across America (RAAM), vou em busca de algo novo este ano. Usando a hashtag #CLRemBuscadoMundial, quero disputar várias provas de longa distância no ano, para tentar ser o campeão mundial após cerca de oito etapas realizadas. Uma delas será a Race Around Ireland, na Europa, com 2.200 km de distância, equivalente a metade da RAAM, em um circuito inóspito com montanhas, frio e chuva. Quero ser o melhor do mundo em cenários muito incomuns para nós brasileiros”, completou.

André Bretas e Isabella Ribeiro, ambos do Enduro, e a triatleta Bia Neres, farão suas estreias representando a Specialized. No enduro, Bretas encerrou 2015 com os títulos do Brasil Enduro Series (BES) e do Brasileiro de Enduro, além do vice-campeonato Latino-americano (Latam) de Enduro, e Isabella Ribeiro foi vice-campeã brasileira e terceira colocada no BES e no Latam. Isabella compete ainda o X-Terra e dividirá seus esforços entre Enduro e X-Terra. Já a triatleta Bia Neres, vice-campeã brasileira em 2013 e medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos no Team Relay, no ano seguinte, encerrou 2015 com o título de campeã brasileira de sprint.