
No percurso do Tour de San Luis na Argentina
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
As estrelas do ciclismo mundial já treinam em San Luis, na Argentina. A edição 2016 da competição que tem atraído a cada ano mais e mais ciclistas do World Tour dispostos a começar a temporada no calor sul-americano promete ser das mais estreladas. A 10ª edição da competição começa neste domingo (17 de janeiro) com a apresentação das equipes; na segunda-feira (18 de janeiro) a disputa começa com um contrarrelógio e segue até domingo (24 de janeiro).
Com a torcida a favor, o argentino Daniel Diaz, bicampeão, buscará o tricampeonato com as novas cores da equipe francesa Delko-Marseille, que acaba de entrar na categoria Pro Continental. Vale lembrar que, no ano passado, Diaz venceu com a brasileira Funvic, que não vai participar desta edição e que também é novidade na categoria Pro em 2016.

Sagan treina em San Luis Foto: Tinkoff
Na lista das estrelas estão o atual campeão mundial Peter Sagan, Vincenzo Nibali, Nairo Quintana, Rafal Majka, Alexis Vuillermoz, Dani Moreno, Miguel Ángel López, Andrew Talansky, Rodolfo Torres e, entre outros, os sprintistas Fernando Gaviria e Elia Viviani. O pelotão vai contar ainda com Jean-Cristophe Péraud, Michele Scarponi, Adriano Malori, Rodolfo Torres e Janez Brajkovic, entre outros.
O Brasil recebeu um convite de última hora após a surpreendente ausência do convite para a Funvic e uma Seleção Brasileira formada por jovens atletas vai representar o país. André Gohr, Caio Godoy, Endrigo da Rosa, Lucas Mota e Rodrigo dos Santos Quirino, além do experiente Antonio Garnero, campeão brasileiro de estrada em 2014, vestem a camisa sob a direção do técnico Wolney Morais.
Apesar da pouca idade do time brasileiro, não falta experiência aos jovens ciclistas. André Gohr e Caio Godoy , por exemplo, passaram as últimas temporadas defendendo as cores do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional, na Suíça. Rodrigo Quirino, por sua vez, é o atual campeão brasileiro Sub-23, e Lucas Ribeiro foi o vencedor da quarta etapa na Volta de Maule, disputada em outubro passado no Chile.
O Tour de San Luis terá 7 equipes do World Tour, 6 equipes continentais profissionais, 6 times continentais e 8 seleções nacionais, totalizando 29 equipes. A competição começa com uma prova de contrarrelógio de 21 quilômetros em El Durazno. Na 2ª etapa, o pelotão terá 181,9 quilômetros no já tradicional percurso entre San Luis e Villa Mercedes.
A 3ª etapa será a primeira com subida, terá 131 quilômetros, de Potrero de los Funes a La Punta. A 4ª etapa, com 140 quilômetros, termina no alto, em El Amago, a 1.710 metros acima do nível do mar. A 5ª etapa, com 168,7 quilômetros, larga em Renca e termina em Juana Koslay.
A 6ª etapa, a etapa rainha, começa em La Toma, passa por Merlo e termina em Filo de los Comechingones, a 2.140 metros de altitude, após percurso de 159 quilômetros. A 7ª e última etapa será disputada em San Luis, com 119,6 quilômetros.
Etapas
18 de janeiro – Etapa 1 – El Duarzno: contrarrelógio de 21 km
19 de janeiro – Etapa 2 – San Luis a Villa Mercedes: 181,9 km
20 de janeiro – Etapa 3 – Potrero de los Funes a La Punta: 131 km
21 de janeiro – Etapa 4 – Terrazas del Portezuelo a El Amago: 140 km
22 de janeiro – Etapa 5 – Renca a Juana Coslay: 168,7 km
23 de janeiro – Etapa 6 – La Toma a Filo de los Comechingones: 159 km
24 de janeiro – Etapa 7 – San Luis – San Luis: 119,6 km
LEIA TAMBÉM
Tour de San Luis confirma Sagan, Nibali e Quintana
Mais reportagens sobre o Tour de San Luis no Bikemagazine



