Skip to main content
No percurso do Tour de San Luis na Argentina

No percurso do Tour de San Luis na Argentina

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

As estrelas do ciclismo mundial já treinam em San Luis, na Argentina. A edição 2016 da competição que tem atraído a cada ano mais e mais ciclistas do World Tour dispostos a começar a temporada no calor sul-americano promete ser das mais estreladas. A 10ª edição da competição começa neste domingo (17 de janeiro) com a apresentação das equipes; na segunda-feira (18 de janeiro) a disputa começa com um contrarrelógio e segue até domingo (24 de janeiro).

Com a torcida a favor, o argentino Daniel Diaz, bicampeão, buscará o tricampeonato com as novas cores da equipe francesa Delko-Marseille, que acaba de entrar na categoria Pro Continental. Vale lembrar que, no ano passado, Diaz venceu com a brasileira Funvic, que não vai participar desta edição e que também é novidade na categoria Pro em 2016.

Sagan treina em San Luis Foto: Tinkoff

Sagan treina em San Luis Foto: Tinkoff

Na lista das estrelas estão o atual campeão mundial Peter Sagan, Vincenzo Nibali, Nairo Quintana, Rafal Majka, Alexis Vuillermoz, Dani Moreno, Miguel Ángel López, Andrew Talansky, Rodolfo Torres e, entre outros, os sprintistas Fernando Gaviria e Elia Viviani. O pelotão vai contar ainda com Jean-Cristophe Péraud, Michele Scarponi, Adriano Malori, Rodolfo Torres e Janez Brajkovic, entre outros.

O Brasil recebeu um convite de última hora após a surpreendente ausência do convite para a Funvic e uma Seleção Brasileira formada por jovens atletas vai representar o país. André Gohr, Caio Godoy, Endrigo da Rosa, Lucas Mota e Rodrigo dos Santos Quirino, além do experiente Antonio Garnero, campeão brasileiro de estrada em 2014, vestem a camisa sob a direção do técnico Wolney Morais.

Apesar da pouca idade do time brasileiro, não falta experiência aos jovens ciclistas. André Gohr e Caio Godoy , por exemplo, passaram as últimas temporadas defendendo as cores do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional, na Suíça. Rodrigo Quirino, por sua vez, é o atual campeão brasileiro Sub-23, e Lucas Ribeiro foi o vencedor da quarta etapa na Volta de Maule, disputada em outubro passado no Chile.

O Tour de San Luis terá 7 equipes do World Tour, 6 equipes continentais profissionais, 6 times continentais e 8 seleções nacionais, totalizando 29 equipes. A competição começa com uma prova de contrarrelógio de 21 quilômetros em El Durazno. Na 2ª etapa, o pelotão terá 181,9 quilômetros no já tradicional percurso entre San Luis e Villa Mercedes.

A 3ª etapa será a primeira com subida, terá 131 quilômetros, de Potrero de los Funes a La Punta. A 4ª etapa, com 140 quilômetros, termina no alto, em El Amago, a 1.710 metros acima do nível do mar. A 5ª etapa, com 168,7 quilômetros, larga em Renca e termina em Juana Koslay.

A 6ª etapa, a etapa rainha, começa em La Toma, passa por Merlo e termina em Filo de los Comechingones, a 2.140 metros de altitude, após percurso de 159 quilômetros. A 7ª e última etapa será disputada em San Luis, com 119,6 quilômetros.

Etapas
18 de janeiro – Etapa 1 – El Duarzno: contrarrelógio de 21 km
19 de janeiro – Etapa 2 – San Luis a Villa Mercedes: 181,9 km
20 de janeiro – Etapa 3 – Potrero de los Funes a La Punta: 131 km
21 de janeiro – Etapa 4 – Terrazas del Portezuelo a El Amago: 140 km
22 de janeiro – Etapa 5 – Renca a Juana Coslay: 168,7 km
23 de janeiro – Etapa 6 – La Toma a Filo de los Comechingones: 159 km
24 de janeiro – Etapa 7 – San Luis – San Luis: 119,6 km

LEIA TAMBÉM
Tour de San Luis confirma Sagan, Nibali e Quintana
Mais reportagens sobre o Tour de San Luis no Bikemagazine