Skip to main content
Uênia Fernandes com o uniforme da equipe italiana Ale Cippolini,

Uênia Fernandes com o uniforme da equipe italiana Ale Cippolini,

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A brasileira Uênia Fernandes recebeu pena de quatro anos de suspensão após ter sido flagrada em exame antidoping, em julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na terça-feira (26 de janeiro), em Curitiba (PR). O teste apontou eritropoietina (EPO), em exame realizado fora de competição, no dia 29 de setembro de 2015.

Vale lembrar que esse é o terceiro caso de doping envolvendo a família Fernandes, todo por conta do uso de EPO. Antes, as irmãs Clemilda e Márcia, que são primas de Uênia, também foram suspensas. Clemilda foi punida em 2009, com dois anos de suspensão. Já Márcia perdeu, em 2014, o título de campeã brasileira de estrada por testar positivo na disputa em São Carlos, interior de São Paulo.

Uênia era atleta da seleção brasileira e integrou o Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas, além de ser 3º sargento da Força Aérea Brasileira (FAB).

Antes de ser suspensa por quatro anos, a atleta havia sido absolvida em dezembro do ano passado pelo STJD. No entanto, o julgamento foi invalidado porque a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) não estava presente no dia daquela decisão, como manda o Código Brasileiro Antidoping.