
Avancini e Fumic comemoram a vitória na etapa final Foto: Shaun Roy/Cape Epic/Sportzpics
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Dias antes de embarcar para a ultramaratona Cape Epic, na África do Sul, o campeão brasileiro de cross country Henrique Avancini disse ao Bikemagazine que seu objetivo era ganhar pelo menos uma etapa do “Tour de France do mountain bike”. Veja aqui
E assim foi. Neste domingo (20 de março), no último dia de disputas, Avancini e seu parceiro, o alemão Manuel Fumic, cruzaram em primeiro lugar em Meerendal Wine Estate. “Não éramos a dupla mais forte, mas hoje tivemos que ser os mais inteligentes”, afirmou Avancini, que participou da ultramaratona pela primeira vez. “Foi muito especial. Perseguimos essa vitória, e ganhar na frente de tantos espectadores foi incrível. Queríamos vencer a quarta etapa, mas o Fumic teve problemas, então, essa era para nós”, completou.
“A semana toda queríamos muito vencer. Tínhamos como alvo a vitória no prólogo, depois na quarta etapa e então hoje. Essa era nossa última chance, estávamos realmente determinados. E não há nada melhor do que vencer a última etapa da Cape Epic. Há sempre muita gente na chegada; assim que passamos sobre a ponte, não acreditei quanta gente havia. Foi uma sensação muito especial”, completou Fumic.

Avancini e Fumic na última etapa Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics
Avancini e Fumic (Cannondale Factory) fecharam a etapa com o tempo de 3h13min38s, com 28 segundos de vantagem sobre os 2º e 3º colocados, ambas duplas da Centurion Vaude.
A vitória, porém, não mexeu na classificação geral. Avancini e Fumic encerraram na 4ª colocação, apenas 39 segundos atrás dos italianos Samuele Porro e Damiano Ferraro (Trek Selle San Marco).

Os campeões Karl Platt e Urs Huber Foto: Shaun Roy/Cape Epic/Sportzpics
O alemão Karl Platt e o suíço Urs Huber (Bulls) confirmaram o título geral depois de liderarem a ultramaratona desde o prólogo. Essa foi a 5ª vitória de Platt na Cape Epic, que se torna o segundo biker pentacampeão da prova, depois de Christoph Sauser, que conquistou o feito no ano passado (veja aqui). “Isso é inacreditável, inacreditável. Devo estar ficando melhor com a idade. Esperei um longo tempo por essa quinta vitória. Ainda não consigo acreditar”, disse Platt.
Para seu parceiro, o suíço Urs Huber, essa foi a primeira vitória em sete participações na ultramaratona. “Eu estava um pouco nervoso, mas assim que a corrida começou e controlamos o ritmo por um tempo, eu me acalmei. Vimos que muitas equipes queriam a vitória na etapa, então decidimos que hoje não sofreríamos”, contou.
A estratégia do dia da dupla campeã era a de não correr riscos. Com uma ampla vantagem de 15 minutos sobre a dupla da Centurion, Platt e Huber queriam curtir a última etapa prova. “Todo mundo estava num ritmo forte hoje e fizemos o que podíamos para controlar a corrida. Então um grupo saiu numa fuga, mas eu e o Urs resolvemos pegar leve e curtir o restante dos 20km”. completou Platt.

Brentjens e Abraão Azevedo confirmam tetra na Máster Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics
Na Máster, o brasileiro Abraão Azevedo e o holandês Bart Brentjens confirmaram o título e o tetracampeonato, com a ampla vantagem de 53min sobre a dupla segunda colocada, formada pelo sul-africanos Adrian Enthoven e Nic White.
No feminino, Yana Belomoina e Sabine Spitz venceram a etapa final, mas Ariane Kleinhans e Annika Langvad foram as campeãs.

No percurso na etapa final Foto: Ewald Sadie/Cape Epic/Sportzpics
Dos brasileiros que completaram a prova na Elite, a dupla Mateus Zandona e Juliano Arce Nunes (3Z) ficou em 90º; Diogo Nebias e Marcos Castelo Branco em 111º; Nilo Chaves Maia e Fábio Mansur (Peaks Brasil) em 147º e João Sichieri e Renato Souza (Pangaré) em 203º. Já o brasileiro Bruno Cardoso, que fez dupla com o português Cesar Rosário (Codfish), finalizou em 211º, a 28h16min29s.
Na Máster, Cristiano Solak e José Correia Pinto Filho (Abrame-Peaks) ficaram em 70º. Na Mixed, David Klabin e Paola Carvalho (Galt Capital-Assos Brasil) encerraram na 40ª colocação.
Maurício Marques de Castro (Grand Máster) e Fábio Augusto Gontijo (Máster) também completaram a prova, sem seus parceiros, e entraram na lista dos “individual finishers”.
TOP 3 DA ETAPA
1 – Cannondale – Manuel Fumic (Alemanha) Henrique Avancini (Brasil) 3:13.38,2
2 – Centurion – Nicola Rohrbach (Suíça) Matthias Pfrommer (Alemanha) +28,4
3 – Centurion Meerendal – Daniel Geismayr (Áustria) Hermann Pernsteiner (Áustria) +28,6
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Bulls – Karl Platt (Alemanha) Urs Huber (Suíça) 28:13.28,4
2 – Centurion – Nicola Rohrbach (Suíça) – Matthias Pfrommer (Alemanha) +13.08,3
3 – Trek-Selle San Marco – Samuele Porro (Itália) – Damiano Ferraro (Itália) +25.04,5
4 – Cannondale – Manuel Fumic (Alemanha) – Henrique Avancini (Brasil) +25.43,9
5 – Dolomiti Superbike – Periklis Ilias (Grécia) – Tiago J. F. Oliveira (Portugal) +39.05,0
6 – USN Purefit – Darren Lill (Af. do Sul) – Waylon Woolcock (Af. do Sul) +49.54,5
7 – Bulls – Simon Stiebjahn (Alemanha) – Tim Boehme (Alemanha) +55.21,0
8 – Trek-Selle San Marco – Ivan Alvarez Gutierrez (Espanha) – Fabian Rabensteiner (Itália) +1:00.11,1
9 – Centurion – Daniel Geismayr (Áustria) – Hermann Pernsteiner (Áustria) +1:02.48,5
10 – Topeak Ergon Racing – Jeremiah Bishop (EUA) – Erik Kleinhans (Af. do Sul) +1:07.16,4
Mais informações no site www.cape-epic.com
LEIA MAIS
Reportagens sobre a ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine



