Skip to main content
Equipe que representou o Brasil na prova team Relay

O técnico Cadu Polazzo e o quarteto que representou o Brasil na prova team Relay

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O 20º Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike começou nesta quinta-feira (31 de março) com medalha de prata para o Brasil. O quarteto formado por José Gabriel, Lucas Sírio, Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt conquistou o segundo lugar na disputa da prova Team Relay, que obrigatoriamente deve reunir um atleta da Elite, um Junior, um Sub 23 e uma representante do feminino. O ouro ficou com a seleção colombiana e o bronze com a Argentina.

A competição está sendo realizada em Catamarca, na Argentina, até domingo, com as decisões dos títulos do XCO (cross country olímpico) e XCE (cross country eliminator), além da prova por equipes. No total participam 400 bikers de 14 países.

O Team Relay é uma das provas mais dinâmicas do programa e justamente por isso abre a série de competições no primeiro dia do torneio. José Gabriel (categoria Sub-23) foi o primeiro brasileiro a entrar na pista, se saiu muito bem diante dos melhores atletas do continente, deixando o posto de quinto colocado para Lucas Sirio (Junior), que terminou a segunda volta do percurso em quarto lugar.

Os atletas da Elite finalizaram com Raiza Goulão mostrando que está em ótima forma e conseguindo colocar o Brasil mais próximo do pódio, na terceira colocação. Ricardo Pschiedt foi o último a largar e manteve o bom ritmo de Raiza, cruzando a linha de chegada em terceiro lugar. O time argentino, que havia ficado com a segunda colocação, recebeu uma punição e com isso o Brasil subiu uma posição no pódio, comemorando muito a prata entre as equipes.

“Foi uma prova muito disputada, com um trajeto difícil e um nível super elevado entre os participantes, então todos estão de parabéns pela conquista. O resultado foi muito importante pois pode ajudar à trazer mais vagas para o Brasil no MTB dos Jogos Olímpicos do Rio2016. Esperamos que o rendimento de todos continue elevado e o país permanece brigando pelas primeiras colocações nas provas individuais para melhorar ainda mais a nossa posição no ranking da UCI”, explicou Carlos Polazzo, técnico da seleção brasileira.

As competições do Pan-Americano de MTB seguem nesta sexta-feira (1), com as eliminatórias e final da XCE, além das categorias Master e Cadetes. No sábado (2) será a vez do Festival Infantil e o XCO para as categorias Junior (masculino e feminino) e feminina sub-23. No domingo (3) competem a elite masculina e feminina no XCO, assim como o masculino Sub-23.

Além de Raiza Goulão e Ricardo Pschiedt, integram ainda a seleção brasileira na competição o atual campeão pan-americano Henrique Avancini e Rubens Donizete. O Brasil também conta com Luiz Cocuzzi, atual campeão da prova de XCE, Sherman Treza, Frederico Mariano, Guilherme Gotardelo e Carlos Olimpio na elite masculina, Viviane Favery, Sofia Subtil e Luana Machado na elite feminina.