Skip to main content
Pódio final da Volta do Rio Grande do Sul Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76

Pódio final da Volta do Rio Grande do Sul Foto: Luis Claudio Antunes/Bike76

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Murilo Ferraz, da Funvic & Soul Cycles, de São José dos Campos, é o campeão da 3ª edição da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul, que terminou neste domingo (10 de abril). O ciclista liderou a prova após vencer a 1ª etapa, manteve a vantagem e confirmou o título com o tempo de 19h12min09. “Estou muito feliz, mas é uma conquista de todos. Meus companheiros trabalharam muito para que eu pudesse chegar até o fim desta última etapa com a camisa azul”, disse o campeão.

Essa é a primeira vez que um brasileiro vence uma edição da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul. Nas duas primeiras edições, o título ficou com estrangeiros. Além do 1º lugar, a equipe de São José dos Campos também levou o segundo lugar, com o ciclista Kleber Ramos “Bozó”. Alan Maniezzo, da equipe de Ribeirão Preto, foi o 3º.

A última etapa começou com oito atletas na fuga, que chegaram a abrir vantagem de 2min25s para o pelotão no Km 60. Vitor Memolli, do Uruguai, venceu a primeira meta volante, enquanto a segunda disputa ficou com o argentino Daniel Omar. Já perto da metade da prova, o equatoriano David Villavicencio, que fazia parte da fuga, atacou e assumiu a liderança isolada da prova por alguns quilômetros, também sendo capturado antes da temida subida final.

O pelotão chegou com o grupo principal selecionado e motivado a encarar o último desafio da competição. Nos quilômetros finais, a disputa foi acirradíssima, com as equipes muito agressivas em busca do pódio. Jefferson Cepeda, do Team Ecuador, foi o 1º colocado, com Alan Maniezzo em 2º.

“A etapa foi muito agitada nos quilômetros finais. Tivemos um dia característico para a minha especialidade de montanha. Posso afirmar que meus companheiros fizeram bonito e se doaram totalmente para alcançarmos o melhor resultado possível. Estou muito feliz pelo resultado”, contou Alan, que também se sagrou o rei da montanha.

A Funvic ficou ainda com o título geral entre os 18 times e o resultado deu a equipe o bicampeonato nesta categoria, já que havia sido campeã em 2014. Endrigo Rosa, da seleção brasileira, faturou o título de campeão da categoria Sub23. Na classificação por pontos o argentino Daniel Omar foi o vencedor.

Resultados completos da 5ª etapa: http://goo.gl/cBFo11