Skip to main content
Polonês sustentou a fuga solo e venceu em Istambul

Polonês da Lampre-Merida venceu em Istambul – Foto de divulgação – Brian Hodes

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação – Brian Hodes

O polonês Niemiec Przemyslaw (Lampre-Merida) conquistou a vitória na etapa de abertura da 52ª da Volta da Turquia. A etapa de 129,2km foi disputada em um novo – mais bonito e tecnicamente mais difícil – circuito em Istambul, neste domingo (24 de abril).

“Eu consegui surpreender todo mundo numa etapa que é própria para os sprinters. Não sei como. Essa é minha primeira vez na Turquia e minha primeira vitória desde 2014. Estou muito feliz por vencer aqui”, disse o vencedor que completou a prova em 4h55min05s.

Przemyslaw, de 36 anos, saiu numa fuga com outros seis ciclistas e, depois de completar a segunda volta, apertou o ritmo e partiu para uma fuga solitária de 39,5km em que chegou a abrir 3min19s de vantagem sobre o pelotão.

“Nos últimos 8km, depois da primeira subida, que é bem dura, eu olhei para trás e vi o pelotão se aproximando. Eu ainda tinha 1min40s de vantagem e achei que daria para vencer. Os últimos 2km são bem perigosos por conta das curvas em 90 graus”, concluiu.

Na segunda colocação, a 11 segundos, ficou o português José Gonçalves (Caja Rural). “Meu objetivo primeiro era o de ganhar na montanha, mas tive problemas técnicos e nosso sprinter se envolveu em uma queda. Então meu objetivo passou a ser o de vencer esta etapa. Infelizmente eu não consegui, mas fiquei em segundo e estou feliz por isso. Amanhã é outro dia”, contou Gonçalves, de 27 anos.

Tombos na Funvic
O espanhol Antonio Piedra foi o melhor colocado da equipe Funvic Soul Cycles Carrefour e concluiu na 43ª colocação, com o mesmo tempo do pelotão principal, a 16s. No quilômetro 87 da corrida, Magno Nazaret estava num grupo perseguidor, mas derrapou e caiu numa curva. Magno, com dores no quadril e nas costas, foi levado ao hospital e não foi constatada nenhuma fratura.

“Eu estava bem na fuga. Ataquei na subida do prêmio de montanha. Na curva para esquerda, a frente da bike saiu e eu caí e bati as costas no cone de sinalização. Eu lamento ter treinado 40 dias na altitude da Colômbia e terminar assim com esse tombo”, comentou com exclusividade ao Bikemagazine o ciclista.

Além de Magno, outros seis ciclistas da Funvic caíram na etapa. Apenas os dois espanhóis terminaram o dia sem sofrerem quedas.

Edição deste ano teve novo circuito

Edição deste ano teve novo circuito – Foto de divulgação / Brian Hodes

Depois da abertura em Istambul, a caravana faz um transfer aéreo para Nevsehir, na região da Capadócia, onde será realizada a segunda  etapa. Serão quatro voltas e meia num circuito de 36,4km com relevo acidentado e subidas de até 7% de inclinação. A Volta da Turquia termina no próximo domingo, 1º de maio.

Mais informações no site oficial da prova http://tourofturkey.org.tr/EN