Skip to main content
Novo câmbio Shimano

Novo câmbio Shimano M8050

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Shimano

A tecnologia de mudanças de marcha eletrônica Di2 chegou ao grupo Shimano XT. O novo grupo M8050 é destinado a competidores amadores e profissionais, herda tecnologias do irmão mais velho XTR e apresenta novas tecnologias e funcionalidades que podem ser utilizadas como upgrade para quem já tem o XTR Di2.

Uma das novidades é a nova conexão wireless Bluetooth com o programa E-Tube, sistema que serve para configurar e controlar as trocas de marcha. Via Bluetooth, ciclistas e mecânicos podem se comunicar com computadores, tablets ou smartphones. Usando um APP é possível usar o smartphone no meio da trilha para configurar o funcionamento do câmbio.

Além disso, pelo sistema wireless D-Fly Data Management o biker poderá ter as informações da bateria e do sistema de marchas em displays de outros dispositivos compatíveis, como por exemplo, ciclocomputadores de outras marcas. Essa tecnologia estará disponível como upgrade para quem já usa o grupo Shimano XTR Di2, seja com o display de informação SC-MT800 ou o SCM9051.

Agora chamados de Firebolt (SW-M8050) os novos trocadores foram projetados para oferecer uma operação fácil e trocas de marcha precisas com uma ação de rotação ergonômica, um clique simples e curto, além da possibilidade de trocar várias marchas de uma só vez sem esforço. A posição do botão é ajustável e pode ser posicionado exatamente na posição de descanso natural do dedão do ciclista. Além disso, a tecnologia Synchro Shift permite aos ciclistas escolherem ter apenas um trocador para das mudanças dianteiras e traseira e também é possível programar a troca automática para a coroa maior, quando fazendo as trocas para os pinhões menores; ou para a coroa menor, quando subindo para os pinhões maiores.

Os novos trocadores

Os novos trocadores Firebolt com a tecnologia Synchro Shift

Os trocadores trabalham em conjunto com o display SC-MT800, com o câmbio traseiro RD-M8050 e com o câmbio dianteiro FD-M8070. O display mostra a posição da marcha e os níveis de bateria, e é também o ponto de controle de operação do ajuste fino, da função de reinicialização e do ajuste wireless da velocidade das mudanças múltiplas de marcha e operação do Synchro Shift pelo computador, tablet ou smartphone.

O desempenho da bateria é idêntica à XTR Di2 e permite rodar centenas de quilômetros sob uso pesado (por exemplo: várias mudanças de marcha em coroas triplas e utilização de aparelhos auxiliares). A recarga rápida da bateria leva 90 minutos e as baterias internas tem fácil funcionamento estilo plug and play.

Um sistema selado e à prova d’água garante resistência à lama, água e poeira, mesmo nas piores condições.

O novo grupo estará disponível a partir de setembro de 2016 no mercado internacional.