Skip to main content
Competição com oito etapas começa neste domingo em Istambul - Fotos de Brian Hodes

Competição com oito etapas começa neste domingo em Istambul – Foto de Brian Hodes

Do Bikemagazine
Fotos de Brian Hodes

A Volta da Turquia começa neste domingo, 24 de abril, com uma etapa de circuito de 138,,2km em Istambul. Até o próximo domingo, 1º de maio, 15 equipes vão percorrer 1.279,5km em oito etapas. O Brasil será representado pela equipe Pro Continental Funvic Soul Cycles Carrefour, que tem no comando o manager Francisco Manzo e entra na disputa com os ciclistas Francisco Chamorro, Roberto Pinheiro, Alex Diniz, Magno Nazaret, André Almeida, Nathan Mahler e os espanhóis Pablo Urtasun e Antonio Piedra.

Os escaladores Diniz e Piedra são apontados pela imprensa europeia como candidatos ao pódio, já que a corrida traz duas chegadas em montanha, uma na sexta etapa, em Elmali, e outra no último dia da corrida, com a meta no alto da subida que leva ao Santuário da Virgem Maria, em Selçuk.

A competição de categoria 2HC UCI vai reunir duas equipes equipes World Tour (Lampre e Lotto Soudal), além de oito times Pro Continetal e outras cinco equipes Continentais.

Com seis etapas planas e que favorecem chegadas decididas nos últimos metros, a Volta da Turquia sempre atraiu grandes sprintistas como Marcel Kittel, Mark Cavendish, Andre Greipel, Elia Viviani, Sacha Modolo e tantos outros. Este ano, sem o britânico Cavendish, os velozes duelos nas chegadas deverão ficar entre o alemão Greipel, que disputa pela sétima vez o evento, o italiano Sacha Modolo (Lampre) e também do polonês radicado na Itália Jakub Mareczko (Southeast-Venezuela).

Decisão nas montanhas

O croata Durasek defende o título - Foto de Brian Hodes

O croata Durasek defende o título – Foto de Brian Hodes

Mas quem deseja terminar a corrida com a camisa azul-turquesa de líder geral, tem que andar bem nas montanhas. A escalada para o cume do monte Elmali é longa (11km de extensão com chegada a 1.850 metros sobre o nível do mar) e certamente vai apontar os favoritos ao pódio.

O campeão do ano passado, o croata Kristjian Durasek (Lampre), vai defender o título e vem embalado depois de um bom desempenho na Volta da Catalunha. No ano passado, depois de triunfar na Turquia, Durasek conquistou uma etapa na Volta da Suíça, correu o Tour de France e a Volta a Espanha.

Além do croata, outros nomes podem surpreender na montanha. É o caso do veterano italiano Davide Rebellin, do espanhol Pello Bilbao (Caja Rural) e do argentino Daniel Diaz (Delko Marselli).

Clique aqui para a lista completa de equipes e ciclistas confirmados.

WORLD TOUR
Lampre-Merida – Itália
Lotto Soudal – Bélgica

PRO CONTINENTAL
Funvic Soul Cyles – Brasil
Caja Rual-Seguros RGA – Espanha
Southeast – Venezuela-Itália
Delko Marseille Provence KTM – França
Team Roth – Suíça
Verva Activejet Pro Cycling Team – Polônia
Nippo Vini Fantini – Itália
CCC Sprandi Polkowice – Polônia

CONTINENTAL
Torku Sekerspor – Turquia
Astana City – Cazaquistão
Unieuro Wilier – Itália
Parkhotel Valkenburg – Holanda
Hrinkow Advarics – Áustria

PROGRAMAÇÃO
Etapa 1 – Istambul-Istambul – 138,2km
Etapa 2 – Capadócia-Capadócia – 155,9km
Etapa 3 – Aksaray-Konya – 161,9km
Etapa 4 – Seydisehir-Alanya – 187km
Etapa 5 – Alanya – Kemer – 189,3km
Etapa 6 – Kumluca – Elmali – 116,9km
Etapa 7- Fethiye – Marmaris – 128,6km
Etapa 8 – Marmaris – Selçuk – 201,7km

Mais informações no site www.tourofturkey.org.tr