
A biker Aline Margotti Lombello em trecho da pista da CIMTB em São João-del-Rei Foto: reprodução
Do Bikemagazine
Foto reprodução
A cidade histórica de São João del-Rei, em Minas gerais, recebe neste final de semana (de 13 a 15 de maio) a 2ª etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, com as disputas do Cross Country Eliminator (XCE), Cross Country Olímpico (XCO) e a UCI Junior Series XCO. A cidade é sede da CIMTB pelo quarto ano consecutivo e a pista do Cross Country, com 5,6 quilômetros, vai contar com novidades.

Novidades na pista do XCO
“Mudamos vários pequenos trechos e foram inseridas novas seções técnicas e bem divertidas. A pista continua com sua característica de exigir força do atleta e do equipamento e com mais algumas pitadas de emoção. Espero que o pessoal goste. Tivemos mais uma vez o acompanhamento do Mauricinho da Ophicina Bike Shop de São João del-Rei”, conta o organizador Rogério Bernardes.
A biker Aline Margotti Lombello foi conferir e postou nas redes sociais: “Está show demais!!! Modificações 100% positivas!!”
Programação
As tomadas de tempo para decisão dos finalistas do XCE serão realizadas na sexta-feira (13). No masculino, os 16 melhores participam das quartas de final e no feminino as oito melhores ciclistas avançam às semifinais. As finais serão realizadas a partir das 9h no sábado. Podem participar do XCE atletas da Super Elite (Elite e Sub-23) e Júnior, ambas Femininas e Masculinas.
As largadas da Copa de Amadores XCO começam no sábado, a partir das 15h30 para todas as categorias, exceto Segurança Pública. No domingo, as disputas de XCO continuam na pista com as largadas da CIMTB Levorin. As batalhas XCO da SuperElite (Feminina, Masculina e Sub-23) começam a partir das 14h.
A novidade este ano será a largada da UCI Junior Series XCO, a única do Brasil e uma das 25 do mundo da UCI. Diferentenente das edições anteriores, a largada da categoria Júnior Feminina será junto com a Júnior Masculina, no domingo às 12h. A categoria Júnior reúne atletas de 17 e 18 anos.
As provas serão disputadas no Campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com a UCI Junior Series XCO, a Copa Internacional irá receber atletas do Brasil e de países da América do Sul entre eles o colombiano que foi medalha de ouro no panamericano em 2016 e 3º colocado no ranking da UCI, Wilson Peña de 18 anos. A pontuação para o ranking é diferenciada para as etapas do Junior Series, uma vez que a proposta da União Ciclística Internacional (UCI) é de fomentar a categoria. Assim, os 20 primeiros pontuam no ranking mundial, garantindo 60 pontos aos campeões.
Vagas olímpicas
Com a realização dos Jogos Olímpicos entre os dias 5 e 21 de agosto, e etapa de São João del-Rei será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike no Rio 2016. O ranking olímpico fechará no dia 25 de maio de 2016 e alguns países já confirmaram presença na disputa. Da Argentina, por exemplo, comparecem Gonzalo Artal, Noelia Rodríguez, Luciano Caraccioli e Dario Gasco. Dario esteve na primeira etapa da CIMTB Levorin e ficou com o 11º lugar. Além dos atletas da SuperElite, Julieta Sainz, 17 anos, 1º lugar no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) Junior feminina, irá deixar a disputa da UCI Junior Series mais acirrada.
Julieta diz que competirá na segunda etapa da CIMTB Levorin pela primeira vez e estará na competição em busca do 1º lugar. “Escolhi a CIMTB Levorin porque quero buscar os pontos da etapa UCI Junior Series XCO. É a primeira vez que vou competir no evento e um dos meus principais desafios será superar os obstáculos com muita rapidez e levar meu país ao lugar mais alto do pódio”, afirmou.
Por outro lado, Gonzalo participará na CIMTB Levorin pela terceira vez. “Além dos pontos para UCI, a CIMTB Levorin também tem uma boa organização e um ótimo público. A estratégia é ser o mais rápido possível na competição”, afirmou.
A companheira de equipe de Gonzalo, Noelia Rodríguez também está indo para o evento com o mesmo objetivo. Noelia estava inscrita para participar da 1º etapa da CIMTB Levorin, porém teve o voo cancelado e não conseguiu chegar na competição. “Desde 2003 viajo para a CIMTB Levorin e na verdade estou surpreendida com o grande salto que a competição deu. Para a 2º etapa, minha expectativa é poder estar no nível das grandes atletas”, afirmou.
Para Noelia, um dos grandes desafios será competir com as brasileiras. “As brasileiras estão em um grande momento e em um ótimo nível, uma delas estará nos Jogos Olímpicos e isso me orgulha. Sempre é bom seguir crescendo e sobretudo fazer um show para os espectadores. Vamos buscar a colocação mais alta para a Argentina”, afirmou.
Veja mais no site oficial



