Skip to main content
Altimetria da crono em Chianti

Altimetria da crono em Chianti

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Neste domingo (15 de maio), os favoritos que lutam pelas primeiras colocações na classificação geral do Giro D’Itália têm um grande desafio na etapa de crono individual de 40,5km na bela região dos vinhedos de Chianti, na Toscana. O percurso da 9ª etapa praticamente não tem trechos planos. O terreno é ondulado, sinuoso, com subidas íngremes, descidas técnicas e trechos bem estreitos, típicos das pequenas vilas do interior da Itália.

Bela região produtora de vinhos recebe contrarrelógio do Giro 2016

Bela região produtora de vinhos recebe segundo contrarrelógio do Giro 2016

Depois da largada, na localidade de Radda, na cota de 502 metros, o percurso sobe ligeiramente em direção a Castellina in Chianti (574 metros), onde os ciclistas têm o primeira marcação de tempo intermediário. Depois de mais sobe e desce e passagem pelo ponto mais alto do percurso em Macia Morta (619 metros) o percurso majoritariamente desce em direção à segunda cronometragem parcial, em Madonna di Pietracupa (394 metros), onde a estrada se estreita pelos próximos quatro quilômetros.

Depois de passar pelo ponto mais baixo do trajeto, a 269 metros, o trajeto tem pela frente duas subidas, e a segunda delas leva para Panzano in Chianti (448 metros), onde é tomada a terceira e última parcial de tempos. Dali, o percurso só baixa em direção à chegada.

Os últimos 2km são em descida bem sinuosa. A 300 metros da chegada, uma curva bem fechada em cotovelo de 180º será o último desafio antes dos ciclistas encararem a reta estreita de 180 metros de extensão e seis de largura até fechar o cronômetro no centro da cidade histórica de Greve in Chianti.

LEIA MAIS
Reportagens sobre o Giro D’Itália no Bikemagazine

CONFIRA VÍDEO
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=s3iR_Gu4bow” width=”560″ height=”315″]