
Greipel fatura mais um sprint no Giro D’Itália 2016
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/RCS
O alemão André Greipel (Lotto Soudal) conquistou sua terceira vitória no Giro D’Itália nesta quinta-feira (19 de maio). A 12ª etapa, com 182km de extensão, foi de Noale a Bibione num percurso totalmente plano. Greipel foi o melhor no sprint disputado contra Caleb Ewan (Orica Greenedge) e Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo), que terminaram em segundo e terceiro respectivamente. Foram 4h16min00 de prova a uma velocidade média de 42,65km/h.
“Sempre fui meio azarão então não foi tão mal para um azarão vencer 20 etapas em Grand Tours. Sou orgulhoso disso. Graças também ao trabalho de equipe. A experiência compensa. Caleb Ewan escolheu o lado errado para tentar me passar hoje. Eu sabia que o vento cruzado vinha do lado esquerdo então não deixei ninguém me passar pelo lado direito. A vez do Caleb vai chegar”, comentou Greipel após a vitória em Bibione.
O alemão confirmou que deixa a competição. “Eu entendo que os fãs não estão felizes com minha decisão de abandonar a prova, mas eu tenho muito respeito pelo Giro e espero poder voltar a lutar pela camisa vermelha um dia. Esse ano, eu tive dificuldades no começo da temporada, com tombos. Eu lutei duro para estar em forma para o Giro. Sou um ser humano, não uma máquina. Esta 12ª etapa foi a minha última. Eu tenho que me preparar para os objetivos futuros”, declarou.

Nibali na largada da 12ª etapa, marcada pelas chuvas

Bob Jungels manteve a maglia rosa
Na classificação geral, a maglia rosa continua com o luxemburguês Bob Jungels (Etixx-Quick-Step), que tem 24s de vantagem sobre o segundo colocado, o costarriquenho Andrey Amador (Movistar) e 1min07s sobre o espanhol Alejandro Valverde (Movistar).
“Eu não fiz nenhuma das etapas de montanha do Giro ainda, então será uma surpresa para mim amanhã e nos próximos dias. Estou pronto para lutar pela posse da camisa. eu mostrei que minha forma está boa. Os favoritos é que têm de dizer se me vêem ou não como um concorrente ao pódio geral. Para mim é a primeira vez nessa situação. Eu não esperava mesmo vestir a camisa rosa, mas estamos na 12ª etapa e vou para as montanhas com ela”, afirmou o líder Jungels.
O brasileiro Murilo Fischer (FDJ) chegou com o mesmo tempo do pelotão, em 135º lugar.
LEIA MAIS
Reportagens sobre o Giro D’Itália no Bikemagazine
O Giro continua com a 13ª etapa nesta sexta-feira. Serão 170km, num percurso com um relevo bastante acidentado entre Palmanova e Cividale del Friuli.
TOP 5 DA 12ª ETAPA
1 André Greipel (Ale) Lotto Soudal 04:16:00
2 Caleb Ewan (Aus) Orica-GreenEdge – mt
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo – mt
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre – Merida – mt
5 Alexander Porsev (Rus) Katusha – mt
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Bob Jungels (Lux) Etixx – Quick-Step 49:32:20
2 Andrey Amador (CRC) Movistar 00:00:24
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 00:01:07
4 Steven Kruijswijk (Hol) Belkin Pro Cycling m.t.
5 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 00:01:096 Rafal Majka (Pol) Tinkoff 00:02:01
7 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha 00:02:25
8 Esteban Chaves (Col) Orica-GreenEdge 00:02:43
9 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx – Quick-Step 00:02:45
10 Diego Ulissi (Ita) Lampre – Merida 00:02:47
MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Q89icG5sGxI” width=”560″ height=”315″]



