Skip to main content
Greipel fatura mais um sprint no Giro D'Itália 2016

Greipel fatura mais um sprint no Giro D’Itália 2016

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/RCS

O alemão André Greipel (Lotto Soudal) conquistou sua terceira vitória no Giro D’Itália nesta quinta-feira (19 de maio). A 12ª etapa, com 182km de extensão, foi de Noale a Bibione num percurso totalmente plano. Greipel foi o melhor no sprint disputado contra Caleb Ewan (Orica Greenedge) e Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo), que terminaram em segundo e terceiro respectivamente. Foram 4h16min00 de prova a uma velocidade média de 42,65km/h.

“Sempre fui meio azarão então não foi tão mal para um azarão vencer 20 etapas em Grand Tours. Sou orgulhoso disso. Graças também ao trabalho de equipe. A experiência compensa. Caleb Ewan escolheu o lado errado para tentar me passar hoje. Eu sabia que o vento cruzado vinha do lado esquerdo então não deixei ninguém me passar pelo lado direito. A vez do Caleb vai chegar”, comentou Greipel após a vitória em Bibione.

O alemão confirmou que deixa a competição. “Eu entendo que os fãs não estão felizes com minha decisão de abandonar a prova, mas eu tenho muito respeito pelo Giro e espero poder voltar a lutar pela camisa vermelha um dia. Esse ano, eu tive dificuldades no começo da temporada, com tombos. Eu lutei duro para estar em forma para o Giro. Sou um ser humano, não uma máquina. Esta 12ª etapa foi a minha última. Eu tenho que me preparar para os objetivos futuros”, declarou.

Nibali na largada da 12ª etapa, marcada pelas chuvas

Nibali na largada da 12ª etapa, marcada pelas chuvas

Bob Jungels manteve a maglia rosa

Bob Jungels manteve a maglia rosa

Na classificação geral, a maglia rosa continua com o luxemburguês Bob Jungels (Etixx-Quick-Step), que tem 24s de vantagem sobre o segundo colocado, o costarriquenho Andrey Amador (Movistar) e 1min07s sobre o espanhol Alejandro Valverde (Movistar).

“Eu não fiz nenhuma das etapas de montanha do Giro ainda, então será uma surpresa para mim amanhã e nos próximos dias. Estou pronto para lutar pela posse da camisa. eu mostrei que minha forma está boa. Os favoritos é que têm de dizer se  me vêem ou não como um concorrente ao pódio geral. Para mim é a primeira vez nessa situação. Eu não esperava mesmo vestir a camisa rosa, mas estamos na 12ª etapa e vou para as montanhas com ela”, afirmou o líder Jungels.

O brasileiro Murilo Fischer (FDJ) chegou com o mesmo tempo do pelotão, em 135º lugar.

LEIA MAIS
Reportagens sobre o Giro D’Itália no Bikemagazine

O Giro continua com a 13ª etapa nesta sexta-feira. Serão 170km, num percurso com um relevo bastante acidentado entre Palmanova e Cividale del Friuli.

TOP 5 DA 12ª ETAPA
1 André Greipel (Ale) Lotto Soudal 04:16:00
2 Caleb Ewan (Aus) Orica-GreenEdge – mt
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo – mt
4 Sacha Modolo (Ita) Lampre – Merida – mt
5 Alexander Porsev (Rus) Katusha
– mt

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 Bob Jungels (Lux) Etixx – Quick-Step 49:32:20
2 Andrey Amador (CRC) Movistar 00:00:24
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 00:01:07
4 Steven Kruijswijk (Hol) Belkin Pro Cycling m.t.
5 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 00:01:096 Rafal Majka (Pol) Tinkoff 00:02:01
7 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha 00:02:25
8 Esteban Chaves (Col) Orica-GreenEdge 00:02:43
9 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx – Quick-Step 00:02:45
10 Diego Ulissi (Ita) Lampre – Merida 00:02:47

MELHORES MOMENTOS
[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Q89icG5sGxI” width=”560″ height=”315″]