
Nibali, bicampeão do Giro D’Itália
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / RCS
Vincenzo Nibali (Astana) confirmou neste domingo (29 de maio), em Turim, o bicampeonato do Giro D’Itália, que já havia vencido em 2013. O italiano viveu dias intensos nessa edição da prova: foi fortemente criticado pelo mau desempenho no início, chegou a pensar em abandonar mas, na reta final, reagiu a tempo e, a um dia do final, conquistou a maglia rosa.
“É uma emoção, venci meu segundo Giro D’Itália. Estou sem palavras. A multidão no circuito final era enorme e demonstrou grande afeição por mim. Minha família está aqui e eu pude abraçar todo mundo. No começo da corrida choveu um pouco, mas tivemos um tempo lindo no final. Minha alegria está completa”, declarou Nibali

Nibali, com Esteban Chaves e Valverde no pódio final
Na classificação geral, Nibali encerrou o Giro com 52 segundos de vantagem sobre o colombiano Esteban Chaves (Orica-GreenEdge) e a 1min17s de Alejandro Valverde (Movistar).

Arndt, da Giant, cruzou em segundo, mas levou a vitória
A última etapa, que 163 quilômetros, com largada em Cuneo, terminou com polêmica. Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo) chegou a levantar os braços para comemorar, mas sua vitória foi desqualificada depois das reivindicações das outras equipes, que apontaram trajetória irregular no sprint. A vitória, então, foi para Nikias Arndt (Giant-Alpecin). Matteo Trentin (Etixx-Quick-Step) ficou com o 2º lugar e Sacha Modolo (Lampre-Merida) foi o 3º.
“Este não é o jeito que eu gostaria de ter vencido uma etapa no Giro. Queria ter vencido uma etapa antes de hoje. Persegui uma vitória nessas três semanas, mas o júri decidiu assim e não há nada que nós ciclistas possamos fazer a respeito disso. Estou feliz que eu tenha uma vitória no Giro em minha carreira. De qualquer forma, eu fiz um bom sprint hoje”, afirmou Arndt.
O brasileiro Murilo Fischer (FDJ) terminou na 64 colocação, com o mesmo tempo do vencedor. Na classificação geral, o catarinense ficou em 152º. Leia mais sobre o brasileiro, que disputou seu sexto Giro D’Itália, na reportagem especial aqui
O título de campeão de montanha ficou com o espanhol Mikel Nieve (Sky) com 152 pontos, seguido pelo italiano Damiano Cunego (Nippo-Vini Fantini) com 134. Na classificação por pontos a vitória geral foi do italiano Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo) com 209 pontos e Matteo Trentin (Etixx-QuickStep) foi o segundo com 184 pontos e levou também o título de ciclista mais combativo.
Entre os novatos a vitória foi de Bob Jungels (Ettix-QuickStep) que concluiu com a vantagem de 29min38s sobre o colombiano Sebastian Henao (Sky).
A equipe cazaque Astana levou o título por equipes com 6min57s de vantagem sobre a Cannondale Pro Cycling. O time espanhol da Movistar terminou em terceiro, a 21 minutos.
LEIA MAIS
Todas as reportagens sobre o Giro D’Itália no Bikemagazine
TOP 10 DA ETAPA 21
1 Nikias Arndt (Ale) Team Giant-Alpecin 3:48:18
2 Matteo Trentin (Ita) Etixx – Quick-Step m.t.
3 Sacha Modolo (Ita) Lampre – Merida m.t.
4 Alexander Porsev (Rus) Team Katusha m.t.
5 Sean De Bie (Bel) Lotto Soudal m.t.
6 Ivan Savitskiy (Rus) Gazprom-Rusvelo m.t.
7 Rick Zabel (Ger) BMC Racing Team m.t.
8 Eduard Michael Grosu (Rom) Nippo – Vini Fantini m.t.
9 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff Team m.t.
10 Alberto Bettiol (Ita) Cannondale Pro Cycling m.t.
TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team 86:32:49
2 Esteban Chaves (Col) Orica-GreenEdge 0:00:52
3 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 0:01:17
4 Steven Kruijswijk (Hol) Team LottoNl-Jumbo 0:01:50
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff Team 0:04:37
6 Bob Jungels (Lux) Etixx – Quick-Step 0:08:31
7 Rigoberto Uran (Col) Cannondale Pro Cycling 0:11:47
8 Andrey Amador (CRc) Movistar Team 0:13:21
9 Darwin Atapuma (Col) BMC Racing Team 0:14:09
10 Kanstantsin Siutsou (Blr) Dimension Data 0:16:20



