Skip to main content
Alberto Contador no evento "Marcha Contador", em Cuenca

Alberto Contador no evento “Marcha Contador”, em Cuenca

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff) retorna às competições no próximo domingo (5 de junho) na Critérium du Dauphinè, na França, a prova que serve de “esquenta” para o Tour de France. O ciclista conversou com jornalistas em Cuenca, na Espanha, antes de participar de um evento cicloturístico neste domingo (29 de maio) que leva o seu nome (Marcha Contador). Na entrevista, contou que tem treinado “como um louco”.

Contador disse que fez treinos intensos nas últimas três semanas e que ficou confinado, em um quarto de 20 metros quadrados, no alto de uma montanha (El Teide) “Estive 100% concentrado, isolado do mundo, única e exclusivamente para preparar-me o melhor possível para o Tour. O último ajuste do motor será na Dauphinè”, afirmou.

Motivado, o espanhol comentou que o início da temporada foi intenso, principalmente pela vitória na Volta ao País Basco, em abril. Leia sobre a vitória aqui

“Para o momento, tudo vai bastante bem. A motivação é a de lutar a vitória. A preparação foi muito boa, não tive nenhum contratempo, e pude assimilar o princípio da temporada”, completou.

Contador contou que está “em conversações” com várias equipes para fechar um novo contrato, já que a Tinkoff será desfeita, e que já que assumiu que ter sua própria equipe “tem cada vez menos peso” em suas decisões. Além disso, já esqueceu a história de se aposentar.

Antes, porém, está com a mente voltada para os Jogos Rio 2016. “O percurso sem dúvida chamou minha atenção. Este ano é uma das poucas vezes que dá certas opções, tanto em uma Olimpíada quanto no Mundial, a corredores com minhas características. E tendo em conta que é logo depois do Tour, chega-se a uma boa forma física. Além disso, sendo um percurso para escaladores, isso especialmente me motiva e me faz com que eu me prepare com mais vontade”, disse.

“Eu creio que podemos ter uma seleção muito forte, com cinco corredores que podem andar na ponta e creio que é uma Olímpiada boa para a Espanha. Eu vou preparar minha mente e depois vamos ver o que podemos fazer”, adiantou.

Sobre 2017, há muita indecisão. “Estamos numa época de muita movimentação no mercado. Há mil opções. Houve contatos de várias equipes, mas não existem muitas equipes que querem investir para disputar o Tour a 100% e o meu objetivo número 1 em 2017 continua a ser o Tour. Entretanto é cedo, pois sou um corredor da Tinkoff e para eles estou treinando para chegar em ótimas condições no Tour”, afirmou.

Para o Tour de France, Contador acredita que seus adversários mais diretos serão Chris Froome (Sky) e Nairo Quintana (Movistar). “Mas todos vão estar em ótimas condições. Froome faz a diferença na primeira semana e depois parece que diminui, especialmente na última semana. Já Nairo é ao contrário, parece que custa mais a ele no começo da prova e na última semana ele fica mais forte. Tenho que estar consciente deles”, avaliou.

“Mas só penso que são dois rivais mais fortes e que tenho que estar de olho neles. O que mais me preocuparia seria se eu não estivesse bem, mas estou bem e isso sempre traz confiança”, completou.