Skip to main content
Mareczko vence pela segunda vez

Mareczko vence pela segunda vez – Foto de divulgação Brian Hodes

Do Bikemazine
Fotos de divulgação Brian Hodes

O Brasil conseguiu uma colocação no pódio da última etapa da Volta da Turquia. Francisco Chamorro (Funvic Soul Cycles Carrefour) foi o terceiro colocado na jornada mais longa da competição, com 201,3km, neste domingo (1º de maio). Chamorro disputou o sprint contra os italianos Sacha Modolo (Lampre-Merida) e Jakub Mareczko (SouthEast Venezuela), que venceu a disputa com o tempo de 5h46min24s.

Este é o primeiro pódio da equipe brasileira em provas classe 2.HC da UCI. “Estou muito feliz com o resultado e devo isso a muito esforço e trabalho de todos. Hoje foram mais de 200 quilômetros e no final eu já estava muito cansado, pois havia muitas subidas ao longo do percurso. O Piedra me ajudou muito na última subida e isso foi um dos pontos chaves para que eu conseguisse sprintar e fazer o pódio”, contou Chamorro.

Na classificação geral, o título ficou com português José Gonçalves (Caja Rural), que garantiu sua primeira vitória numa prova por etapas. O ciclista de 27 anos assumiu a camisa azul-turquesa de líder geral na sexta-feira (29 de abril) e sustentou a vantagem de 18 segundos sobre o segundo colocado, seu companheiro de equipe David Arroyo Duran. Em terceiro ficou o cazaque Nikita Stalnov (Astana City), a 56 segundos do campeão.

“Como disse ontem, essa vitória é um pouco de surpresa para mim. Sei que se não fosse pela segunda e terceira etapas, que foram decisivas nesta vitória, eu não teria vencido na geral, pois haviam outros escaladores bem mais fortes que eu”, afirmou o campeão. Gonçalves vai ficar de fora do Giro. Confira entrevista exclusiva com Gonçalves.

“Estou um pouco frustrado por não ir ao Giro, mas para o segundo semestre meu objetivo é disputar a Volta a Espanha e conquistar pelo menos uma vitória em etapa para a equipe, como no ano passado”, completou.

Francisco Chamorro terminou em terceiro

Francisco Chamorro terminou em terceiro

Este ano, a corrida terminou no centro da cidade de Selçuk (antiga cidade de Éfesus) e não escalou o Santuário da Virgem Maria como nas três edições anteriores. O título de montanhas ficou com o polonês Niemiec Przemyslaw (Lampre-Merida) com 21 pontos contra 16 do búlgaro Ilia Koshevoy, também da Lampre-Merida. Na disputa de sprints Belezas Turcas, a vitória ficou com o espanhol Luis Mas Bonet (Caja Rural).

Funvic perde quatro
A competição contou com a presença da equipe brasileira Funvic Soul Cycles Carrefour, que terminou na 14ª colocação entre os 16 times que disputaram a corrida.

O time de São José dos Campos enfrentou problemas desde a primeira etapa, quando sete de seus ciclistas se envolveram em quedas e perdeu Magno Nazaret. Na sétima etapa, no sábado, Roberto Pinheiro abandonou por conta de uma problema estomacal. Dos 8 ciclistas que largaram, quatro concluíram a competição: Antonio Piedra, Pablo Urtasun, Francisco Chamorro e André Almeida de Souza, que foi o melhor da equipe, concluindo a etapa na  87ª colocação e na classificação geral ficou com o 81º lugar.

Confira todas as reportagens e a cobertura completa da Volta da Turquia

Mais informações, fotos e resultados completos no site oficial da competição http://tourofturkey.org.tr/EN