Skip to main content
O presidente da Federação Catarinense de Ciclismo João Andrade (o 2º da esq. para a dir.)

O presidente da Federação Catarinense de Ciclismo João Andrade (o 2º da esq. para a dir.) e a árbitra Elaine Sirydakis em Joinville

Do Bikemagazine
Foto: reprodução

Uma mudança e tanto. Na última hora, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo, que será disputado neste final de semana (25 e 26 de junho) em Joinville (SC), foi radicalmente alterado. Por causa da falta de efetivo da Polícia Rodoviária, a prova de estrada não será mais na estrada. O pelotão terá de disputar os 180 quilômetros do percurso em um circuito plano de 15 quilômetros.

A mudança foi confirmada na início da noite desta quinta-feira (23 de junho) durante o Congresso Técnico do evento pelo presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Carlos Andrade.

A alteração desagradou, e muito, os ciclistas que se prepararam para um circuito duro, de subidas. O percurso anterior contava com uma subida de serra com quase 1.000 metros de desnível e um total de 3.307 metros de elevação acumulada. Agora, provavelmente, a prova deverá ser decidida em sprint. Nas redes sociais, atletas, técnicos e fãs criticaram  a alteração.

O percurso da prova de contrarrelógio, nesta sexta-feira (24 de junho), está mantido. O trajeto é na Estrada do Oeste, com 28km (2 voltas) para os homens e 14km para as mulheres (1 volta).

A disputa dos títulos nacionais será nas categorias Elite Masculina e Feminina (23 a 29 anos ou critério técnico), e Sub23 Masculino e Feminino (19 a 22 anos). Os atuais campeões nacionais da Elite são Everson Camilo e Clemilda Fernandes na prova de resistência e Magno Prado e Daniela Lionço na prova de contrarrelógio.

Veja lista dos inscritos

PROGRAMAÇÃO
24/06 (sexta-feira) – Prova de Contrarrelógio (Estrada do Oeste)
25/06 (Sábado) – Prova de Resistência Elite e Sub-23 Feminino (119,7km)
26/06 (Domingo) – Prova de Resistência Elite e Sub-23 Masculino (180km)