
O ciclista Geovanny Maurício
Do Bikemagazine
Foto de divulgação
O ciclista Geovanny Maurício, da equipe Avaí F.C./FME Florianópolis/APGF, foi atropelado no início da tarde desta terça feira (31 de maio) enquanto treinava na BR-282, uma das principais rotas de treino de atletas da região da Grande Florianópolis.
O acidente aconteceu já na parte final do treino, quando o atleta pedalava em direção a Florianópolis. Segundo os relatos, o atleta transitava no acostamento, no mesmo sentido do fluxo dos demais veículos, quando foi atingido de frente por um motorista que ia no sentido contrário e fez uma conversão sem aguardar a passagem do ciclista. O motorista fugiu sem prestar socorro, mas já foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal.
O atleta foi encaminhado ao Hospital Regional, e liberado algumas horas depois. Felizmente ele teve apenas ferimentos de pouca gravidade e passa bem. Já a sua bicicleta ficou destruída.
O tio do atleta, com quem atualmente mora, publicou o seguinte relato nas redes sociais:
“Indignado. Indignado, não, muito indignado. Sabe o que é você terminar um treino de natação após um de pedal e receber uma ligação onde quem está do outro lado pede pra você ir correndo pra o Hospital Regional? Meu sobrinho Geovanny Mauricio, ciclista do Avaí, havia sido atropelado por um veículo enquanto treinava na BR-282, na altura da cidade de Santo Amaro da Imperatriz.
Eu havia estado com ele pela manhã. Fui fazer o meu pedal e ele sairia pra fazer o dele mais tarde. “Tio, eu te espero a tarde em Florianópolis e venho contigo de carona”, foi o que ele me pediu. Após o treino de natação eu vou te buscar, respondi. Pena que o lugar de buscá-lo foi alterado. Tive que acompanha-lo numa sala enquanto a médica tecia pontos e mais pontos no rosto dele. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. Deixou o rapaz jogado no asfalto e se mandou.
Um outro motorista que presenciou o crime – sim, isso não é acidente, é crime – contou pra mim que “o ciclista voou até o fio do poste e caiu; achei que ele tivesse morrido na hora”. Por outro lado, no exato momento passava no local um amigo meu, morador da Palhoça. Ao ver Geovanny Mauricio no chão, logo o reconheceu. Recolheu a bike e os pertences, chamou a PRF e acompanhou meu sobrinho até o hospital. Fez mais ainda: descobriu quem era o infrator e conduziu os policiais da PRF até a casa do meliante. Quanto a isso, tomaremos as devidas providências.
Esse caso não pode ser só mais um caso, meu amigo. São relatos e mais relatos de ciclistas que são xingados, ameaçados e até atingidos por esse tipo de motoristas. Quando são pegos, acovardam-se dizendo que foi acidente. Precisamos fazer alguma coisa. Enquanto cada um de nós fizer depoimentos individualizados aqui no Face, nada vai mudar.
Precisamos de, no mínimo, uma campanha educativa e de conscientização por parte das autoridades. Outdoors espalhados pelas principais avenidas nossas, blitz educativa e coisas do gênero já seriam um bom início. Pra isso, precisamos que a Federação de Ciclismo de Santa Catarina e a Federação de Triathlon comprem essa briga e defendam seus federados. Defendendo os federados, defenderão os demais ciclistas. Os lojistas e promotores de eventos de ciclismo também precisam se juntar nessa campanha. Ora, ora, ninguém compra uma bike pra treinar indoor. Vamos lá, vamos defender o ciclismo e o ciclista das garras desses motoristas marginais, despreparados e/ou ignorantes.
Geovanny Mauricio já está em casa, bastante machucado, mas medicado e repousando. Eu, que a essas horas já estaria dormindo, descansando pra o treino de corrida amanhã, estou aqui tentando mostrar que ele pode ser você amanhã. Ou um filho teu, ou um namorado, um marido, um pai, um irmão, um tio, um primo, um amigo… A hora de nos unirmos é essa. Alô, alô você que tem alguma ligação com o ciclismo, você que lucra com o ciclismo, você que é ciclista, vamos cobrar das autoridades.
Na localidade onde costumo fazer a maior parte dos meus treinos de pedal, no município de Águas Mornas, falei com o prefeito e solicitei-lhe a colocação de placas de sinalização alertando os motoristas. Ele já está providenciando. Assim que forem instaladas, farei fotos e mostrarei pra vocês aqui no Face. Cobremos de nossas autoridades. O ciclista precisa ser respeitado.“



