
Pelotão da Copa Rio Foto: Hudson Malta
Foto de divulgação
A 2ª etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo será neste domingo (19 de junho) na tradicional Serra do Piloto passando pelas estradas BR-101 e RJ 149. A largada será às 8h30, no Hotel Portobello, na Rodovia Rio-Santos, na altura de Mangaratiba e a chegada no km 28 da RJ 149, no Distrito de São Marcos. Serão distribuídos 10 mil reais em premiação.
“Sem dúvida será uma grande prova. Quem puder participar desta etapa terá o privilégio de competir em um dos trechos mais charmosos do Rio de Janeiro. É o sexto ano da Copa Rio de Janeiro e sempre buscamos fazer o melhor pelo esporte nacional”, disse Maria Luisa Jucá, presidente do Instituto Faça e realizadora da competição, lembrando que o percurso da prova foi desenhado por seu diretor técnico, Artur Castro, há seis anos para o Tour do Rio
A disputa contará com 27 categorias divididas entre elite, profissionais, amadores, mountainbike, paradesportivo. A maior distancia percorrida será de 92km realizada pela categoria elite masculina. Já a elite feminina, os másters e sub-30, open, mountain bike, veteranos e junior masculino terão 66 km pela frente, enquanto os juvenis masculinos, junior feminino, estreantes e PNE, 42km.
Dando continuidade à campanha de conscientização de trânsito da primeira etapa, devido às constantes mortes e acidentes que vem vitimando ciclistas de todo o Brasil, em especial, o ultraciclista brasileiro, Claudio Clarindo, parceiro do Instituto Faça no Tour do Rio. A segunda etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo contará com um kit especial composto de camisa e boné estampados com os dizeres “Carros e bikes podem e devem conviver em paz. Respeite os ciclistas”, junto com um trecho do Código Nacional de Trânsito.
Na primeira etapa, a frase da campanha foi “Você não precisa pedalar para nos respeitar”. Em cada uma das cinco etapas, os atletas receberão um kit da campanha de conscientização e terão a oportunidade de vestir a camisa contra a violência e a imprudência no trânsito.



