
Velódromo olímpico dos Jogos Rio 2016 ainda está em obras Foto: Rio Media
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O inacabado e polêmico velódromo olímpico vai receber, neste final de semana, um evento-teste. Ao contrário do Aquece Rio de Ciclismo de Pista inicialmente marcado para março, as disputas não terão atletas internacionais e classificados para a Rio 2016. As provas serão quase que um treinamento e contarão com a presença de um total de 34 ciclistas, sendo 21 homens e 13 mulheres.
As ciclistas Giovana Corsi e Gimena Stocco, da equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde / Powerade / SME) estão entre as convidadas.
O evento será realizado no sábado, 25, e domingo, 26, na modalidade omnium, isto é, um conjunto de seis provas: volta lançada, corrida de pontos, corrida de eliminação, perseguição individual, scratch e contrarrelógio.

Gimena Stocco e Giovana Corsi representam a Equipe de Ribeirão Preto no evento-teste
Para Giovana, correr no velódromo olímpico será uma experiência diferenciada. “A sensação é de estar realmente participando de parte do maior evento esportivo do mundo e no meu país. Correr na pista, numa grande prova como essa, é muito bom. Vai ser um teste para mim também, pois farei ajustes na minha preparação para os Jogos Regionais no mês que vem”, disse a ciclista.
Atraso
As obras na casa do ciclismo de pista atrasaram e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), chegou a afirmar, há alguns dias, que os operários irão trabalhar até meados de julho para que tudo fique em ordem. Isso porque a empresa responsável pela construção do velódromo, por problemas econômicos, pediu falência e teve o contrato rompido com a Prefeitura do Rio no início do ano e houve atrasos na chegada dos materiais para a montagem da pista.
Assim, o evento-teste, agendado para março teve que ser adiado para 30 de abril e 1º de maio, com a presença de atletas internacionais. Porém, a competição também foi cancelada e remarcada para este final de semana, com 25 ciclistas de todo o país, representando suas respectivas equipes.
“Para nós ainda é uma incógnita. Não sabemos como estará e se estará completamente pronto. De qualquer forma, a expectativa é de que tenhamos a melhor pista já feita no país. Será a única coberta em todo o Brasil”, disse Giovana.
O velódromo fica no Parque Olímpico da Barra e terá capacidade para acolher 5 mil espectadores. As provas das Olimpíadas serão realizadas de 11 a 18 de agosto e das Paralimpíadas de 8 a 11 de setembro.



