
Greg Van Avermaet é ouro nos Jogos Rio 2016
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A Bélgica é uma das nações mais ciclísticas do mundo e, neste sábado (6 de agosto), ficou um pouco mais. Greg Van Avermaet faturou a medalha de ouro do ciclismo de estrada dos Jogos Rio 2016, disputado em um dos mais belos e duros percursos do universo olímpico.
Jakob Fuglsang (Dinamarca) e Rafal Majka (Polônia) ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Pelotão no circuito Grumari
A prova com 241,5 quilômetros teve largada na Praia de Copacabana. Muito calor, pouco público e muita expectativa em torno da performance de favoritos, como o britânico Chris Froome, o italiano Vincenzo Nibali e o espanhol Alejandro Valverde, entre outros, além da torcida pela forte seleção da Colômbia, cujos fãs se destacaram ao longo do percurso com suas bandeiras e palavras de incentivo.
O pelotão seguiu firme no sobe e desce pela Prainha e nos paralelepípedos do circuito Grumari, sempre com o beleza da orla carioca a enfeitar a paisagem. No circuito Canoas, com passagem pela Vista Chinesa, o desgaste começou a fazer suas vítimas.

Chegada em Copacabana
No trecho final tudo indicava que Nibali, afinal, iria levar uma medalha. Junto com o colombiano Sergio Henao e o polonês Majka, o trio escapado entrou junto na técnica descida rumo aos 10 últimos quilômetros do circuito quando uma queda tirou da disputa Nibali e Henao. Majka escapou, mas não teve pernas (ou cabeça?) para administrar a vantagem e acabou perdendo o ouro muito perto da linha de chegada.
Com 6h10min05s de corrida, Avermaet cruzou em primeiro novamente na Praia de Copacabana, desta vez com muito mais público para comemorar a primeira prova do ciclismo olímpico no Rio de Janeiro.
Atrás, o pelotão perseguidor continuou a batalha pelo Top 10. Julian Alaphilippe (França) foi o 4º colocado, e o espanhol Joaquim “Purito” Rodrigues o 5º. Entre os até então favoritos, Froome foi o 12º, Valverde o 30º e Nibali não terminou.
Murilo Fischer e Kleber Ramos representaram o Brasil. Murilo Fischer ficou no corte de tempo e Kleber Ramos não terminou.
TOP 10
1 Greg Van Avermaet (Bélgica) 6:10:05
2 Jakob Fuglsang (Dinamarca)
3 Rafal Majka (Polônia) 0:00:05
4 Julian Alaphilippe (França) 0:00:22
5 Joaquim Rodriguez Oliver (Espanha)
6 Fabio Aru (Itália)
7 Louis Meintjes (África do Sul)
8 Andrey Zeits (Cazaquistão) 0:00:25
9 Tanel Kangert (Estônia) 0:01:47
10 Rui Alberto Faria Da Costa (Portugal) 0:02:29



