
O sul-africano Ernst Van Dyk vence no Pontal Foto: Friedmann Vogel/Getty Images
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Há exatos 15 anos do acidente que lhe tirou as pernas, o italiano Alessandro Zanardi enfrentou uma dura batalha na prova do ciclismo de estrada categoria H5 nesta quinta-feira (15 de setembro), na Praia do Pontal, na Barra, dentro da programação do paraciclismo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Zanardi acabou ficando com a medalha de prata após a chegada ser decidida no photo finish.
O ouro ficou com o sul-africano Ernst Van Dyk, Zanardi com a prata e o holandês Jetze Plat com o bronze. Os três completaram os 60 quilômetros do percurso em 1h37min49s e cruzaram juntos.

Pódio da prova de estrada da categoria H5 no Pontal Foto: Friedmann Vogel/Getty Images
Segundo colocado nos primeiros 15 quilômetros de prova, Zanardi chegou a ficar na quinta colocação nas voltas seguintes, mas arrancou no final. Essa foi a 5ª medalha de Zanardi no paraciclismo, depois de três em Londres-2012 e, agora, duas na Rio-2016. Nesta quarta, o italiano foi ouro no contrarrelógio. Leia aqui
Em 2001, exatamente no dia 15 de setembro, Zanardi sofreu um acidente no Circuito Oval de Lausitz, na Alemanha, enquanto corria pela CART, similar à Fórmula Indy, e precisou amputar ambas as pernas.
LEIA TAMBÉM
Paralímpicos: Alex Zanardi, da Fórmula 1 para o paraciclismo



