Skip to main content
Bikers no reconhecimento do percurso em Arraial d'Ajuda

Bikers no reconhecimento do percurso em Arraial d’Ajuda

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Neste domingo (16 de outubro) começa a sétima edição da ultramaratona Brasil Ride, que será disputada, pela primeira vez, no litoral sul da Bahia, com 500 bikers do Brasil e de outros 23 países, como Portugal, Bélgica, Holanda, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Itália, Rússia, Argentina, Costa Rica e Colômbia, entre outros. A largada será às 13h.

No prólogo os ciclistas terão pela frente 21 km em um circuito montado nas proximidades de Arraial d’Ajuda. Os primeiros quatro quilômetros serão urbanos, com o público local podendo sentir a adrenalina e emoção da disputa. No traçado restante, muitas trilhas técnicas em single track e subidas e descidas íngremes porém curtas.

O atual campeão mundial de Maratona MTB, o português Tiago Ferreira, já fez o reconhecimento do percurso ao lado de seu parceiro, o belga Roel Paulissen, bicampeão mundial (2008 e 2009). “A prova está em um lugar lindo. Uma atmosfera espetacular. A ideia da organização de trazer o evento para cá é sem dúvida vencedora”, elogiou Ferreira.

Após ser campeão ao lado de seu compatriota Luis Leão Pinto, em 2012, na edição da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, Tiago Ferreira terá o experiente Roel Paulissen como companheiro, que já competiu em 2013 o evento. “Roel e eu nos conhecemos há alguns anos. Primeira vez que competiremos juntos, mas já pedalamos muitas vezes nas mesmas provas. Ele é um ciclista de muita experiência. Já ganhou a Cape Epic, na África do Sul, diversas vezes e tem inúmeros pódios em campeonatos mundiais e Copas do Mundo. Isso dá muita confiança. É o companheiro ideal neste momento para estar aqui”, completou Ferreira.

O belga Roel Paulissen avaliou e aprovou o percurso do prólogo após treinar na manhã deste sábado. “O curso do prólogo é muito técnico. Exigirá demais das habilidades dos ciclistas e isso me ajuda muito, porque é onde eu sou forte. Não estou tão condicionado para etapas de longas distâncias, mas quando tivermos single tracks e trilhas poderei usar todo meu conhecimento como diferencial para minha dupla”, destacou.

Com a estrutura da Vila Brasil Ride em Arraial D’Ajuda pronta, como área dos campeões, suporte neutro Shimano, lounge de interação e descanso, restaurante e área de massagem, a organização do evento comemora o início da sétima edição. “A Brasil Ride monta estruturas de apoio aos ciclistas únicas no mundo. Isso sempre aconteceu em Mucugê e Rio de Contas e agora, no novo local, montamos duas vilas completas em Arraial D’Ajuda e em Guaratinga. A primeira na beira do mar e a segunda numa fazenda onde construímos uma verdadeira cidade para 800 pessoas com tudo que é necessário para ficarmos durante três dias”, diz Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Transmissão ao vivo
Pelo Facebook (https://www.facebook.com/BRASILRIDE/) o público poderá acompanhar a largada e a chegada das sete etapas ao vivo. Haverá ainda comentários e reportagens do olímpico Henrique Avancini, terceiro colocado no ano passado e que está se recuperando de uma contusão e optou por não disputar a prova. A cerimônia de premiação e o briefing noturno também serão transmitidos ao vivo.

AS ETAPAS
16/10
– Domingo: Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda (21,1 km e 318 m altimetria)
17/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (128 km e 2225 m altimetria)
18/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (63,5 km e 1.587)
19/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (85,3 km e 2.963 m altimetria)
20/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (134 km e 2.027 m altimetria)
21/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 548 m altimetria)
22/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa da Brasil Ride e Maratona XCM / Festa de encerramento, em Arraial d’Ajuda (75 km e 1.105 m altimetria)