Skip to main content
Na disputa da primeira edição do Grangiro, na região serrana do Rio de Janeiro

Na disputa da primeira edição do Grangiro, na região serrana do Rio de Janeiro

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação: Satiro Sodre e Vitor Silva

A primeira edição do Grangiro, neste domingo (20 de novembro), reuniu 80 participantes. O ítalo-brasileiro Ricardo Pichetta e a ciclista Daniela Genovesi foram os vencedores da disputa, que percorreu 170 quilômetros no sobe e desce da região serrana do Rio de Janeiro. A prova contou com a presença do italiano campeão olímpico em Atenas 2004 e bicampeão mundial Paolo Bettini (2006 e 2007).

Os vencedores Ricardo Pichetta e Daniela Genovesi

Os vencedores Ricardo Pichetta e Daniela Genovesi

Competição percorreu 170 quilômetros, de Guapimirim a Teresópolis

Competição percorreu 170 quilômetros, de Guapimirim a Teresópolis

Com largada em Guapimirim e chegada em Teresópolis, Pichetta venceu com o tempo de 4h05min45s. “O percurso é desafiador e tem que se preparar para pedalar aqui”, afirmou o vencedor, que nesta temporada faturou também o L’Étape Brasil. Pichetta, de 29 anos, que nasceu no Brasil mas mora na Itália desde a infância, parou de competir profissionalmente em 2013.

Já Daniela Genovesi, primeira colocada com o tempo de 4h35min01seg, elogiou a organização. “Foi muito bem organizado e me senti bastante segura durante todo o trajeto”, disse a campeã mundial de ultramaratona, que coleciona títulos no ciclismo e no mountain bike.

O italiano Paolo Bettini

O italiano Paolo Bettini

“O Grangiro é um evento que deve ter muito sucesso nos próximos anos. Ele foi o primeiro degrau para o crescimento do ciclismo no Rio e no Brasil. Fico muito feliz de ver tantos apaixonados pela modalidade no país. O domingo foi de festa para os amantes da bicicleta. Foi uma prova de alto nível”, disse Bettini, bastante assediado pelos demais ciclistas.

Primeira edição da disputa reuniu cerca de 80 participantes

Primeira edição da disputa reuniu cerca de 80 participantes

Em um dia lindo de sol, os ciclistas largaram da Parada Modelo, em Guapimirim, e depois passaram por Cachoeira de Macacu e Nova Friburgo, até a chegada em Teresópolis. Edwaldo Knupp, integrante da equipe Speed Bikers, juntamente com Wagner Silva Soares e Pedro Barbosa, ficou impressionado. “Eu me senti participando de um legítimo granfondo italiano. O percurso é magnífico e todos os cuidados com a segurança dos ciclistas foram tomados. A estrutura do evento também estava ótima. Já estou ansioso para a prova do ano que vem.”

André Gracindo, diretor técnico do Grangiro, comemorou o sucesso da iniciativa. “Tudo funcionou muito bem graças ao trabalho em equipe, entre organização e atletas, que acreditaram nesse projeto inovador. Nosso objetivo foi realizar um evento inovador no Brasil”, disse. Atleta amador há mais de 20 anos e desde 2015 na Effect Sport, organizadora da prova, Gracindo ouviu muitos elogios dos participantes. “Tudo saiu conforme planejado, graças a muita conversa e trabalho antes da largada. O objetivo é ter uma prova ainda melhor em 2017”, completou.

Resultados
Masculino
1 – Ricardo Pichetta – 4h07min45seg
2 – Leonardo Fernandes de Aguiar – 4h11min42seg
3 – Anderson Getulio Cordeiro Rita – 4h12min46seg

Feminino
1 – Daniela Figueiredo Genovesi – 4h35min01seg
2 – Valéria Ciarnuto – 4h57min11seg
3 – Paula Decclesia Farace – 5h15min37seg

Mais informações e pré-inscrição para a edição 2017  no site www.ilgrangiro.com