Skip to main content
Lauro Chaman nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Lauro Chaman nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Após uma temporada de conquistas inéditas, com duas medalhas, de prata e bronze, nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (leia aqui) e vitória dupla na Copa do Mundo, na Bélgica, entre outras, Lauro Chaman foi apresentado oficialmente como integrante da equipe Funvic, de São José dos Campos no time de 2017.

“Estou muito feliz com essa oportunidade, queria agradecer a todos e ao Kid (o manager da equipe, Benedito Tadeu Júnior) pela oportunidade. Vou ajudar meus companheiros para que tenhamos uma grande temporada em 2017”, diz Chaman, que segue com seus treinos na região entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, local onde a equipe realiza a maioria de suas preparações durante a temporada.

Chaman iniciou sua carreira em 2004, na equipe de Araraquara, depois de enfrentar várias cirurgias para corrigir um problema no pé esquerdo. O atleta nasceu com uma má formação, chamado cientificamente de “pé torto congênito”. Com cirurgias, o problema foi superado. Ele tem a perna esquerda um pouco mais fina e o pé esquerdo um pouco menor (calça 41 na perna direita e 36 na esquerda), mas isso nunca foi um problema, muito pelo contrário.

O ciclista estreou na Seleção Brasileira em 2009, no Mundial de Paraciclismo da Itália e, de lá para cá, não parou mais. Em 2010, foi vice-campeão mundial de estrada e também de crono, no Canadá. Outros resultados foram surgindo, destacando aqui os de maior relevância, como o vice-campeonato de estrada em 2014 e o segundo lugar na etapa da Copa do Mundo de 2015, na Alemanha. Ainda em 2015, fez bonito no Parapan de Toronto, no Canadá, conquistando a medalha de ouro na prova de estrada e também na crono. No ciclismo de pista do Parapan, terminou em segundo lugar na prova de perseguição individual.

Superação, dedicação e sucesso, assim pode-se definir a carreira do ciclista, que nesta temporada defendia a equipe Memorial/Santos e chega para mostrar seu trabalho e talento na equipe de São José dos Campos.

LEIA MAIS
Reportagens sobre Lauro Chaman no Bikemagazine