
Da UFF, Felipe Marques vence etapa ddo Torneio de Verão em Ilha Comprida Foto: Ivan Storti
Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação
A equipe UFF, de Niterói (RJ), vai representar o Brasil na Volta de San Juan, na Argentina, de 23 a 29 de janeiro. O time, uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense, e que acaba de conquistar licença Continental e integra a partir desta temporada a categoria UCI America Tour, será a única equipe brasileira na prova, já que não será mais enviada uma Seleção do Brasil, como anunciado anteriormente.
Com quatro anos de estrada, a equipe UFF estará pela segunda vez em San Juan, prova que, nesta temporada, subiu para a pontuação UCI 2.1. Com o cancelamento do Tour de San Luis, algumas das principais equipes de ciclismo da primeira divisão migraram para San Juan, como a Bahrain-Merida, Trek-Segafredo, Quick-Step e UAE Abu Dhabi (ex-Lampre-Merida). Entre os nomes confirmados estão o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e o colombiano Fernando Gaviria (QuickStep).
O técnico Wolney Morais conta, em entrevista ao Bikemagazine, que a competição deste ano deverá ser diferente da de 2016 por causa da presença das equipes World Tour. “Acredito que será um pelotão mais controlado”, diz. No ano passado, o técnico se surpreendeu com a empolgação do público argentino. “É fenomenal, eles são fanáticos por ciclismo”, recorda.
Para a disputa de 2017, garante, a UFF estará mais preparada, já que treinam há cerca de dois meses. Estão convocados Felipe Marques, Emerson Santos, Luan Vieira, Maicke Monteiro, Tiago Silva e Edson Ponciano. Do grupo, Ponciano, o “Borracha”, é o mais experiente em competições internacionais.
Os trâmites burocráticos para a conquista da licença UCI America Tour, conta Wolney Morais, começaram em agosto do ano passado. “O reitor da UFF sempre teve esse anseio e depois de pagar as taxas e cumprir as exigências da UCI começamos o ano na nova categoria.”
Aptos para disputar competições em toda a América do Norte, Central e do Sul, o técnico já planeja os novos passos: “Depois da Argentina queremos ir para a Volta do Uruguai, Costa Rica, México e Canadá.”
Atualmente a equipe conta com 11 ciclistas mas, até fevereiro, mais dois nomes devem ser anunciados.



