Skip to main content
Da UFF, Felipe Marques vence etapa ddo Torneio de Verão em Ilha Comprida

Da UFF, Felipe Marques vence etapa ddo Torneio de Verão em Ilha Comprida Foto: Ivan Storti

Dani Prandi / Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A equipe UFF, de Niterói (RJ), vai representar o Brasil na Volta de San Juan, na Argentina, de 23 a 29 de janeiro. O time, uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense, e que acaba de conquistar licença Continental e integra a partir desta temporada a categoria UCI America Tour, será a única equipe brasileira na prova, já que não será mais enviada uma Seleção do Brasil, como anunciado anteriormente.

Com quatro anos de estrada, a equipe UFF estará pela segunda vez em San Juan, prova que, nesta temporada, subiu para a pontuação UCI 2.1. Com o cancelamento do Tour de San Luis, algumas das principais equipes de ciclismo da primeira divisão migraram para San Juan, como a Bahrain-Merida, Trek-Segafredo, Quick-Step e UAE Abu Dhabi (ex-Lampre-Merida). Entre os nomes confirmados estão o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e o colombiano Fernando Gaviria (QuickStep).

O técnico Wolney Morais conta, em entrevista ao Bikemagazine, que a competição deste ano deverá ser diferente da de 2016 por causa da presença das equipes World Tour. “Acredito que será um pelotão mais controlado”, diz. No ano passado, o técnico se surpreendeu com a empolgação do público argentino. “É fenomenal, eles são fanáticos por ciclismo”, recorda.

Para a disputa de 2017, garante, a UFF estará mais preparada, já que treinam há cerca de dois meses. Estão convocados Felipe Marques, Emerson Santos, Luan Vieira, Maicke Monteiro, Tiago Silva e Edson Ponciano. Do grupo, Ponciano, o “Borracha”, é o mais experiente em competições internacionais.

Os trâmites burocráticos para a conquista da licença UCI America Tour, conta Wolney Morais, começaram em agosto do ano passado. “O reitor da UFF sempre teve esse anseio e depois de pagar as taxas e cumprir as exigências da UCI começamos o ano na nova categoria.”

Aptos para disputar competições em toda a América do Norte, Central e do Sul, o técnico já planeja os novos passos: “Depois da Argentina queremos ir para a Volta do Uruguai, Costa Rica, México e Canadá.”

Atualmente a equipe conta com 11 ciclistas mas, até fevereiro, mais dois nomes devem ser anunciados.