
Daniel Silva e Jordi Simon reforçam a Funvic nesta temporada
Texto e foto: Marcos Adami
Do Bikemagazine
Em 2017 a equipe Funvic ganhou dois importantes reforços europeus. O português Daniel Silva e o catalão Jordi Simón vieram pela primeira vez ao Brasil e participaram da apresentação oficial na sede da Funvic, em Pindamonhangaba, no dia 9 de fevereiro, evento que contou com a participação do Bikemagazine.
Daniel, de 32 anos, é natural de Trofa, na região do Porto, e até o ano passado defendeu a equipe do Boa Vista. “Conheci a Funvic na Volta da Guatemala e fiquei muito amigo do João Gaspar. Eu terminei aquela corrida na quarta colocação”, conta o esguio ciclista de 1,82m e 59kg.
Daniel é escalador e tem se dedicado bastante a fazer treinos específicos para andar bem nas cronos. Na edição da Volta a Portugal do ano passado, foi o terceiro colocado na crono individual e em 2012 terminou na quarta colocação geral individual. O escalador conta que trocou o Boa Vista pela equipe brasileira pelo desafio de competir por uma equipe Pro Continental. Desde o mês de novembro tem enfrentado temperaturas de até 5 graus no inverno português para se dedicar aos treinamentos.
Em sua região, é comum encontrar na estrada os irmãos Domingos e José Gonçalves (ciclista da Katusha e atual campeão da Volta da Turquia), Bruno Pires, Thiago Machado (Katusha), André Cardoso (Trek-Segafredo) e também o campeão mundial de 2013 Rui Costa (UAE-Abu Dhabi).
O português vai estrear na equipe brasileira na Volta da Catalunha, na Espanha, no fim de março. Ainda em 2017, deverá defender a Funvic no Tour do Rio e em outras provas internacionais da equipe.
O espanhol da região da Catalunha, Jordi Simón, tem 26 anos e em 2016 terminou o campeonato nacional de estrada na terceira colocação. Escalador, Simón vive perto de Barcelona e já morou na América do Sul quando defendeu a Team Equador.
O ciclista competiu a temporada 2016 pela equipe Pro Continental polonesa Verva Activejet e também deve estrear na Funvic na Volta da Catalunha. “Vou estrear correndo em casa”, diverte-se. Além do calendário europeu, é possível que o ciclista corra algumas provas no Brasil. Simón segue concentrado com a equipe em Pindamonhangaba e retorna para a Europa no dia 22 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM
Entrevista: espanhol Jordi Simon, a nova aposta da Funvic



